DIA DO PLANETA TERRA - 22 DE ABRIL

.
Desde 1970, 22 de abril é o Dia Internacional do Planeta Terra. A comemoração da data foi criada pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

A Terra é cem vezes menor que o Sol. Apresenta 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.

No decorrer das décadas a população do planeta tem aumentado muito: em 1820 eram um bilhão de habitantes; em 1930, 2 bilhões; em 1960, 3 bilhões; 4 bilhões em 1974; 5 bilhões em 1988 e 6 bilhões em 2000 (dados do CIA - The world factbook).


A tabela abaixo mostra as alterações no perfil
da população da Terra em 3 anos:


1999
2005*
População total
5.978.079
6.464.750
População urbana (% do total)
46.45
49.2
Densidade demográfica (pessoas por km quadrado)
45.96
48
Crescimento vegetativo (% anual)
1.36
1.21% *

Estimativa (Nações Unidas)
Fonte: World Bank Group (Banco Mundial)
2002 e Nações Unidas (www.un.org), 2005

A população da Terra, embora busque melhorar a vida no planeta, é diretamente responsável por inúmeras alterações na natureza, que muitas vezes são prejudiciais ao ecossistema do planeta.

O homem vem aos poucos destruindo recursos naturais, essenciais para a manutenção da vida, não conseguindo repô-los. A contaminação dos rios e oceanos, a caça predatória, a poluição do ar, o efeito estufa e o devastamento das florestas são agressões ao meio ambiente que ameaçam o equilíbrio da Terra.

O esclarecimento da população desde a infância é uma forma efetiva de solucionar este problema. A conscientização de cada indivíduo de que alguns pequenos esforços na rotina de cada ser humano podem contribuir e muito para a proteção e defesa do nosso planeta é o primeiro passo para a promoção do uso sustentável dos recursos naturais da Terra.


CUIDADOS QUE PODEM AJUDAR NA PRESERVAÇÃO DO PLANETA:

* Prefira sempre os produtos de limpeza biodegradáveis: estes produtos não provocam acúmulo de resíduos tóxicos nos rios e mares;

* não jogue lixo doméstico perigoso no meio ambiente: tintas, tíner, agrotóxicos e fluidos para carros nunca devem ser jogados em latas de lixo ou no esgoto. Informe-se sobre a melhor maneira de descartá-los e evite usá-los sempre que puder.

* prefira os produtos com embalagens retornáveis: o material plástico demora centena de anos para se decompor;

* leve sua própria sacola para carregar suas compras e evite o uso de sacolas plásticas;

* reduza o lixo: um indivíduo pode produzir, em média, cerca de 1 Kg de lixo por dia e a sua separação é indispensável para que alguns materiais, como os plásticos, o papel e o vidro possam ser reciclados e reutilizados.

* economize papel: muitas árvores são derrubadas para se obter a celulose, que é a matéria prima utilizada na fabricação de papel;

* incentive e realize a coleta seletiva de lixo;

* aproveite os alimentos por inteiro: polpa, cascas e sementes;

* apague as luzes quando não estiver no ambiente e substitua as suas lâmpadas comuns pelas fluorescentes, já que estas são mais eficientes no consumo de energia;

* desligue todos os aparelhos eletrônicos como TV, aparelhagem e computadores e não os deixe em standby quando não os estiver utilizando. Estes aparelhos continuam consumindo energia mesmo depois de desligados;

* não deixe a porta do refrigerador aberta;

Terra maltratada pelo homem

* procure fazer banhos mais rápidos, assim, poupa a energia necessária para aquecer grandes quantidades de água durante o banho;

* procure utilizar a máquinas de lavar sempre cheia de louça ou roupa e assim diminua desperdícios de energia e de água;

* procure escovar os dentes com a torneira fechada;
* para lavar o carro, procure utilizar balde e não mangueira;

* para lavar louça, procure encher a pia de água e manter a torneira fechada;

* nunca deixe torneiras pingando.

* procure não utilizar papeis com cheiros e decorações para facilitar a reciclagem;

* na cozinha, prefira sempre utilizar um pano ao invés de guardanapos ou papéis de cozinha para limpeza;

* aproveite envelopes usados;

* só imprima documentos se houver extrema necessidade;

* Sempre que possível, opte pelo transporte público, ao invés do carro particular;

* ao comprar um carro, escolha os que consomem menos combustível ou pelos híbridos;

* para economizar combustível, verifique sempre a pressão dos pneus do seu carro;

* finalmente, oriente seus filhos a cuidar do meio ambiente e a fazerem a diferença.


Estas são algumas dicas de atitudes práticas que promovem um impacto positivo ao meio ambiente. Agora cabe a nós mesmos transformar a realidade e garantir um futuro melhor para o planeta em que vivemos. O cuidado com o planeta deve começar em nossas casas com a consciência que devemos utilizar os recursos naturais sem colocá-los em risco, sempre renovando-os, e assim garanti-los para as próximas gerações. É nele que plantamos o alimento que comemos, criamos nossos animais, encontramos a água que bebemos e a terra que vivemos.

Esta conscientização pode ser o primeiro passo de um futuro mais limpo. Juntos, podemos fazer a diferença! Junte-se a nós.

Dados numéricos do planeta terra:

Para aumentar, clique na imagem

Referências:
ccgd.pt
ambiente.brasil.com.br
Revista Conexão Ano 3
ibge.gov

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Nenhum comentário :

Topo