DIA DO ESCOTEIRO - 23 DE ABRIL

Escoteiro é um movimento com a colaboração de adultos voluntários sem fins lucrativos, que ajudam jovens e crianças a desenvolverem seu potencial.

A ação do Movimento Escoteiro é fundamentada na vivência de valores éticos, morais e espirituais que orientam a conduta das crianças e jovens para que se torne cidadãos íntegros e responsáveis, no mundo de amanhã.

Aqui tudo se aprende através de jogos (cansativos ou intelectuais, sujos ou limpinhos, aterrorizantes ou medonhos, engraçados ou extremamente sem nexo, você escolhe sua opção e eles vêm quentinhos!), brincadeiras (sim, aquelas velhas brincadeiras de roda, às vezes com letras em espanhol que ninguém entende mas todo mundo gosta, ou mesmo com gestos um tanto quanto estranhos mas tudo é válido), acampamentos, bivaques, Jogos na Cidade, Caça ao Tesouro, esportes, discussões, reflexões, pintura, teatro, cinema, música, comida, animaizinhos, ciência, lama, radioamadorismo e muito mais...

Quando discutimos o que fazer para ajudar as tartaruguinhas, por exemplo, estamos trabalhando a convivência o respeito e a preservação dos recursos naturais, pois acreditamos que para atingirmos o desenvolvimento sustentável, além das ações governamentais é necessário educarmos pessoas para coexistirem pacificamente com o seu meio e serem responsáveis pela qualidade de vida do Planeta.

Para isso, planejamos um bocado de atividades que contribuam para a formação de hábitos relacionados com Saúde e Meio Ambiente, como reflorestamento, projetos em parceria com ONG's, campanhas de preservação do nosso meio, além da nossa prática de convivência com a natureza em nossos acampamentos, excursões, escaladas, conversas com minhocas, limpeza de praças, sair correndo de cachorros bravos, etc.

E, enquanto fazemos tudo isso, estamos exercitando a vivência em equipe, porque acreditamos que a paz é resultante de uma coexistência fundamentada no respeito às diferenças Culturais, Econômicas e Sociais.

O Escotismo é mundial, não tem distinção de religião, raça, classe social, poder econômico, time de futebol ou preferências musicais, tampouco tem vínculo político patridário e finalidade lucrativa.
Pessoas que gostam de tomar Toddynho são mais bem-recebidas, mas não se preocupe se esse não é o seu caso, você será acolhido com a mesma empolgação.

Ao entrar no movimento você aprende desde técnicas de sobrevivência na selva até como se equilibrar corretamente em cima de uma lona ensaboada, passando por conhecimentos de primeiros socorros, comunicação, como lidar com deficientes, como dar um nó que mais se pareça com o que você aprendeu, como amarrar canecas em um bambu, como pegar um tomate que se pareça com maçã em um campo escuro no meio de um jogo, como dizer "estou com sono" e "tenho frio" em código morse e assim por diante.

Então quer dizer que você quer ser Escoteiro?

Que legal! Espero que você esteja preparado para uma vida repleta de coisas divertidas. Você vai aprender um monte de coisas novas, vai fazer muitos amigos, conviver com a natureza e ajudar a fazer um Mundo melhor.

Para participar do movimento escoteiro como membro juvenil não existe nenhuma lista de pré requisitos, basta você ter entre 6 e 21 anos, de acordo com sua faixa etária você participará de um ramo diferente.

O que mais os Escoteiros fazem?

Na verdade os Escoteiros fazem muitas, muitas coisas, ... Vamos listar algumas delas:

Atividades de Sede - São as atividades que fazemos na sede do grupo. São nelas que aprendemos coisas que todo escoteiro sabe. Nós, Amarras, uso de cordas, salvamentos, primeiros socorros, combate a incêndios. Mas não é só isso, existem também jogos muito divertidos, canções, festas, competições, esquetes (uma espécie de representação teatral) e muito mais.

Acampamentos - Está é uma de nossas atividades mais difundidas. É quando vamos ao campo, caminhamos, convivemos com a natureza, construímos Pioneirias (Móveis e construções feitas com madeira ou bambú), descemos rios e escalamos. É claro que temos instruções de como e quando fazer cada coisa com segurança.
Nas campanhas está a nossa maior oportunidade de servir como voluntários.

Fonte: tripod.com.br

 
 

.
Topo