DIA DO TURISMO - 13 DE JUNHO - DATAS COMEMORATIVAS

.
O turismo é o lazer que engloba uma gama de atividades gratificantes, desenvolvidas fora do (trabalho), das obrigações sociais, religiosas e familiares. O lazer é um direito tão legítimo quanto o direito à educação, a saúde, a segurança, ao transporte etc.

Turismo é uma atividade do setor de serviços ou terceiro setor. É o complexo de atividade e serviços relacionados aos deslocamentos, transportes, alojamento, alimentação, produtos típicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento.

Turismo

É também o conjunto de serviços que têm por objetivo o planejamento, a promoção e a execução de viagens e serviços de recepção, hospedagem e atendimento aos indivíduos e aos grupos temporariamente fora de suas residências habituais. Turismo é a viagem feita por prazer a locais que despertam interesse, o conjunto dos serviços necessários ao atendimento às pessoas que fazem esse tipo de viagem. Assim, gera múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural.

Uma das atividades mais lucrativas, o turismo tem grandes possibilidades de expansão no Brasil. Com uma enorme extensão territorial, com lindas praias e paraísos tropicais dos mais variados, o Brasil tem todo o potencial necessário para trazer turistas de todo o mundo e também do próprio país.

Ainda há locais turísticos pouco explorados, por falta de mão-de-obra preparada e outros que, pelo excesso de exploração sem a devida orientação, tem sido desgastados e podem, dentro de alguns anos, tornarem-se impróprios ao turismo.

É extremamente importante incentivar o turismo no país, entretanto eles devem ser orientados a desfrutar de tudo o que o local oferece sem, no entanto, destruir.

Como é o turista brasileiro

As altas cotações do dólar nos últimos anos e uma profissionalização dos serviços de turismo no país foram fatores essenciais para o turista brasileiro optar cada vez mais por viagens domésticas.

Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu

Um estudo realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas e Universidade de São Paulo (Fipe/USP), no ano passado, comprovou que o brasileiro está concentrando seus gastos com turismo em viagens nacionais, viajando menos de ônibus e mais de avião e trocando a casa de parentes e amigos por hospedagem em hotéis.

Uma pesquisa denominada "Caracterização e Dimensionamento do Turismo Doméstico no Brasil", compara as pesquisas realizadas em 1998 e 2001. As intenções de viajar para o exterior caiu de 2,5% em 1998, para 2,2% no ano passado.

O coordenador da pesquisa explica que a valorização da moeda norte-americana e os atentados terroristas nos Estados Unidos fizeram muitas pessoas mudarem seus planos de viajar para o exterior.

Origens: (adaptado)
UFGNet/unisc.br

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo