DIA DA MARINHA DO BRASIL - 11 DE JUNHO - ORIGEM, IMPORTÂNCIA, BATALHA DO RIACHUELO, HINO DA MARINHA

Data da vitória da marinha brasileira na batalha naval do Riachuelo, o dia 11 de junho (1865), foi escolhido para homenagear a Marinha do Brasil.

A Batalha do Riachuelo foi uma vitória decisiva das forças brasileiras sobre o inimigo durante a guerra do Paragai, resultando não apenas na destruição do adversário, mas, principalmente, assegurando a supremacia da marinha brasileira durante o restante do conflito..

Batalha do Riachuelo

As Forças Armadas Brasileiras são Exército, Marinha e Aeronáutica e cada uma delas faz a segurança do país, de acordo com suas potencialidades.
O Exército atua em terra, a Aeronáutica, pelo Ar a Marinha, por sua vez, pelas águas dos mares e rios.

Garantir a defesa da soberania do Brasil através das águas, é a missão principal da marinha, exercendo também a função de guarda costeira, trazendo segurança na navegação interna e externa.

Navio - Marinha do Brasil

O Brasil possui uma grande extensão em área aquática e tendo também uma fronteira com mais de 8.500km, fica comprovada a importância de tais serviços para a segurança de nosso país.

A Marinha do Brasil é a maior da américa latina e seu criador foi o Marquês de Tamandaré.
A Marinha do Brasil, durante o período monárquico, era conhecida como arma imperial e uma de suas maiores atribições era fazer o transporte da Família Real Portuguesa.

A Marinha do Brasil, assim como no Exército e na Aeronáutica, segue uma hierarquia em suas funções, sendo seus oficiais: almirantes, capitães e tenentes, além das praças, que são divididas em sargentos, cabos, marinheiros e soldados.

A Aviação Naval, também conhecida como Força Aeronaval, é uma das ramificações da Marinha Brasileira, e garante o auxílio aéreo para as operações navais, quando necessário.

Apresentando aproximadamente trinta e oito tipos de embarcações diferentes, a frota de navios da Marinha do Brasil é bem potente, sendo composta por navios do tipo aeródromo, contratorpedeiro, fragatas, submarinos, navios de desembarque de carros de combate, navio escola, navio tanque, navio de socorro submarino, navio de transporte de tropa, corvetas, de apoio logístico fluvial, patrulha fluvial, varredores, rebocadores, de assistência hospitalar, além de alguns outros tipos.

Hino da Marinha do Brasil
Composição:
Letra: 1º-Ten. Marinha do Brasil Francisco Dias Ribeiro
Música: 1º-Sgt. Exército Brasileiro Antonio Manoel do Espírito Santo

Qual cisne branco que em noite de lua
Vai deslizando num lago azul.
O meu navio também flutua
Nos verdes mares de Norte a Sul.
Linda galera que em noite apagada
Vai navegando num mar imenso
Nos traz saudades da terra amada
Da Pátria minha em que tanto penso.
Qual linda garça que aí vai cortando os ares
Vai navegando
Sob um belo céu de anil
Minha galera
Também vai cortando os mares
Os verdes mares,
Os mares verdes do Brasil.
Quanta alegria nos traz a volta
À nossa Pátria do coração
Dada por finda a nossa derrota
Temos cumprido nossa missão.