DIA DO ENGENHEIRO AVALIADOR E PERITO DE ENGENHARIA - 13 DE DEZEMBRO

.
A Engenharia de Avaliações no Brasil é um mercado especialista para quem o desenvolve e rentável para quem usa este tipo de serviço, pois a presença de um engenheiro ou uma empresa de engenharia de avaliações nas obras elimina os riscos de perdas de capitais ou de fazer negociações onde o capital sofre prejuízos.

Contudo, o mercado avaliativo é muito discreto na sua divulgação e, em virtude da timidez do setor, muitas pessoas físicas deixam de ganhar ou fazer bons e justos negócios. O resultado de tudo isso é uma desigualdade de negociações mercadológicas, que solapa os interesses das pessoas desconhecedoras do mercado avaliatório dentro dos seus municípios, cidades e empresas.

Portanto, a divulgação dos serviços de avaliação é uma obrigação social das empresas e profissionais que fazem parte deste mercado, tornando-se instrumentos de um equilíbrio social e financeiro de toda a sociedade.

Atualmente, a engenharia construtiva está em alta em todo Brasil, mas alerta-se que as avaliações devem ser instrumentos corriqueiros neste processo de aceleração do desenvolvimento brasileiro. Ou seja, você tem um terreno e uma grande construtora quer comprá-lo? Por quanto você pode vender? O preço oferecido é justo? Para você compensa vender agora? Esses detalhes estão contidos na engenharia de avaliações e disponíveis para os consumidores, que podem usá-los da melhor forma e assegurarem-se do que estão fazendo com o seu patrimônio.

Diferença entre entre engenheiro avaliador e perito

São áreas distintas, porém que podem trabalhar juntas. Explicamos, a engenharia de avaliações tem normas específicas de como se avaliar os bens das pessoas e empresas divididas em calhamaços diferentes e com procedimentos específicos que orientam o profissional a seguir e roterizar cada tipo de bem seja ele imóvel, máquinas, equipamentos, indústrias etc. No campo da perícia acontece o mesmo, com normas e procedimentos específicos. Isto é, as normas para avaliações seguem um caminho e as norma para perícias seguem outros caminhos. O avaliador avalia quanto vale seu bem financeiramente e o perito elabora laudos para avaliar como está o seu bem fisicamente, como está a saúde do seu bem imóvel, verifica falhas e anomalias, vícios e defeitos.

Área de avaliação - Principal atividade

A principal atividade é fomentada pelos bancos, Caixa Economica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, que pedem para os institutos profissionais para elaborar laudos para estes bancos poderem negociar melhor seus títulos, ativos, cobranças, hipotecas, adjudicações, etc. Contudo, nós, consumidores deveríamos sempre consultar também estes engenheiros antes de qualquer coisa.

Aptidão

Para nós consumidores ficarmos seguros de quem reealiza ou pode realizar laudos e perícias, somente consultando o CREA e IPIAPE (ver site do Conselho) ou ligar e perguntar a lista dos profissionais em dia com o sistema e inscritos que estejam regulares, quem não fizer parte destes Conselhos não estarão aptos tecnicamente a realizar nenhum laudo ou perícia judicial.

Os mais requisitados

Hoje a demanda por laudos de avaliação é muito grande para indústrias e comércios que querem avaliar suas estruturas para pleitearem a partir do laudo valores para sua expansão. E muitas pessoas físicas para garantirem o valor real de suas casas na hora de vender ou comprar.

O Dia do engenheiro avaliador e perito de engenharia

A deliberação número 46/2003 do CAN (Comissão de Assuntos Nacionais), em 27 de junho de 2003, reconhece 13 de dezembro como o Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo