28/10/11

DIA DA LEMBRANÇA - 26 DE DEZEMBRO - Ciência - Família - Mundo

.
À primeira vista até se pode pensar que lembrança e memória possuem o mesmo significado; na verdade são semelhantes, mas não iguais. A lembrança, como já citado, é o ato de recordar os acontecimentos do passado, uma vez que nosso cérebro é capaz de armazenar grande parte de nossas vivências.

Além disso, é a representação do “eu”, do que somos verdadeiramente, pois o ato de pensar nos possibilita rememorar o passado e planejar o futuro. Já a memória é uma função ligada ao conhecimento com capacidade de armazenar e recuperar as informações disponíveis no cérebro, ou seja, as situações experimentadas durante a vida. Com o passar dos anos, a memória torna-se comprometida e, por isso, deve ser estimulada constantemente; esse complexo mecanismo ajuda o ser humano a se adaptar ao meio em que vive para garantir a sua sobrevivência.

A Ciência

A ciência já sabe que a memória se processa em áreas específicas do cérebro ao comprovar o seguinte fato: quando há danos no córtex cerebral perde-se, parcial ou totalmente, a memória. Quando isso ocorre, a pessoa não tem lembrança do passado, recente ou remoto.

Dia da Lembrança - 26 de dezembro

Trata-se de um problema sério, porque a pessoa terá de recomeçar a vida, e a re-aprender a lidar com sentimentos, situações e familiares que não reconhece. Geralmente, esse problema ocorre por doenças degenerativas nos idosos, ou por traumatismos causados em acidentes.

A Família

Toda família guarda objetos de lembrança. Algumas colecionam móveis, livros, porcelanas e outras coisas de valor e depois as legam para os filhos e netos. Essas belas lembranças nos fazem recordar de entes queridos que se foram e pensar nos que ainda virão. Elas formam um elo entre a família do passado e a do futuro.

Mas a família tem outros tipos de lembranças que são muito mais valiosas. È a própria história da família, os relatos dos antepassados e as tradições. Essas lembranças eternas também formam um elo entre o passado e o futuro e unem as gerações mais do que qualquer outra coisa, pois levam às emoções mais profundas e íntimas e proporcionam o vínculo emocional que as unem.

Ao memorizarmos a imagem de um momento importante, fazemos um registro da "alma" naquele instante. Depois, ao lembrarmos esse fato, revivemos as emoções, saudades, amores, alegrias, tristezas, sucessos, fracassos, surpresas, e todas as lembranças possíveis.

Quem não se lembra daquele dia gostoso de férias na praia ou no campo, daquele almoço gostoso da casa da vovó, do abraço gostoso de um amigo. Neste dia da lembrança, vamos lembrar de todos esses momentos felizes.

Que tal mandar uma mensagem para os amigos e as pessoas que fazem parte da nossa família lembrando os momentos que vocês passaram juntos?

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analytics