DIA DO SALVA-VIDAS - 28 DE DEZEMBRO - A data - A profissão - Popularidade

.
Mesmo não havendo uma data oficial criada por lei, no Brasil é costume comemorar o Dia do Salva-vidas em 28 de dezembro. A escolha da data remonta a origem bíblica, já que se refere ao dia do Anjo Damabiah - da hierarquia do arcanjo Gabriel - responsável pelo bem-estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos do mar.

Durante a década de 90 a profissão ficou mais popular com a exibição do seriado norte americano Baywatch (ou SOS Malibu, como foi traduzido no Brasil). A série retratava o diaadia de salva-vidas da Califórnia que, usando trajes de banho cada vez mais ousados, patrulhavam as praias lotadas de Los Angeles. Segundo o livro Guinness de Recordes Mundiais, Baywatch foi o programa de TV mais assistido no mundo, com 1,1 milhão de telespectadores.

Antes da profissão

Antes de existir a profissão de salva-vidas, os resgates marítimos eram realizados por marinheiros, pescadores e populações costeiras. Vale lembrar que as primeiras organizações de salva-vidas no mundo surgiram na França com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, em 1865, e com os Hospitaliers Sauvateurs Bretons, em 1873; entidades que em 1901 foram reconhecidas como de utilidade pública.

A Profissão

Quem nunca ouviu falar daqueles profissionais que ficam na orla marítima para salvar quem se afoga? Os salva-vidas têm um trabalho muito útil e também trabalham em clubes e em praias de água doce. Eles previnem situações de risco e executam salvamentos aquáticos, protegendo pessoas e resgatando vidas. Também são eles os responsáveis por salvar pessoas acometidas por choque térmico ou que se machucam surfando.

Dia do Salva-Vidas - 28 de dezembro

Além de atuar diretamente no salvamento, eles realizam campanhas educativas para prevenção de riscos e dão cursos para treinar e formar voluntários de emergência.

Ao salvar alguém que se afogou, o salva-vidas dá os primeiros-socorros além de verificar o estado da vítima. Ele também realiza o procedimento adequado para que a pessoa não fique com nenhuma seqüela do afogamento.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo