Baleia é peixe? Tomate é legume?


Não, baleia é um MAMÍFERO!

Não, tomate é uma FRUTA!

Tomate
Fruto do tomateiro (Solanum lycopersicum; Solanaceae). De sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não-comestíveis.

Originário da América Central e do Sul, era amplamente cultivado e consumido pelos povos pré-colombianos, sendo atualmente cultivado e consumido em todo o mundo.

Outros frutos

Abacate, abóbora, beringela, chuchu, quiabo, tomate, maxixe, melão, moranga, pepino, pimentão, pimenta, fruta-pão e jiló - todos, ricos em vitaminas e minerais.

AS BALEIAS:
- São mamíferos marítimos pertencentes à classe dos Cetáceos, são animais que vivem na água.
- Elas não têm guelras, por isso, sobem à superfície para respirar.

- Existe hoje, 40 espécies de baleias, sendo que metade delas está ameaçada de extinção, devido à caça indiscriminada, em países que ignoram as leis internacionais. Um desses é o Japão.

- Na antiguidade, as baleias foram tratadas como peixes pela indústria baleeira, um equívoco mortal, pois hoje, devido à pesca indiscriminada, existem várias esécies que correm risco de extinção.

- As baleias são mais parecidas com o homem e demais mamíferos, ou seja, têm sangue quente, respiram ar pelos pulmões, e dão à luz filhotes bem desenvolvidos, que crescem sendo amamentados por suas mães.

- O período de gestação é bastante longo e normalmente, um filhote nasce a cada um ou dois anos, requerendo mais de um ano de cuidados maternais, antes de poder sobreviver sozinho. Esse filhote pode levar muitos anos para atingir a maturidade. Por essas razões, as baleias se recuperam muito lentamente das perdas provocadas durante sua exploração comercial.

São mamíferos também: o peixe-boi, o golfinho e vários outros.


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.


Ir para   BIOLOGIA (índice)
              CURIOSIDADES
.
Topo