Alimentos probióticos - Alimentos prebióticos

.
Alimentos probióticos são suplementos dietéticos contendo bactérias e leveduras, com muitos benefícios à saúde.

Culturas de bactérias probióticas

Visam auxiliar a flora natural do corpo dentro do trato digestivo. Muitos probióticos estão presentes em fontes naturais como os lactobacilos do iogurte. Há alegações que os probióticos possam fortalecer o sistema imunológico.

Ainda não existem evidências de que os suplementos probióticos sejam capazes de substituir a flora natural do corpo humano, porém há evidências de que os probióticos podem auxiliar, com as funções da flora natural, ao mesmo tempo em que permite que essa se recupere. Entretanto, se as condições que causaram o desequilíbrio da flora natural persistirem, os benefícios dos suplementos probióticos terão vida curta.

Ter uma flora intestinal saudável, não apenas ajuda na digestão e fortalece o sistema imunológico, como também previne constipação, reduz insônia e acredita-se que possa ter impacto benéfico em doenças relacionadas ao "stress" . Pode também ajudar na redução do risco de câncer colorretal.

Os prebióticos

A maior parte dos prebióticos são oligosacarídeos, ou seja, geralmente são incapazes de serem digeridos pela parte digestiva superior (da boca até o duodeno). Tendo passado pelo cólon mais ou menos sem alterações, eles são capazes de auxiliar no crescimento de bactérias benéficas.


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.


Ir para   BIOLOGIA
.
Topo