PRIMAVERA 2013 INÍCIO 22 SET DURAÇÃO ROTAÇÃO TRANSLAÇÃO EQUINÓCIO SOLSTÍCIO ATIVIDADES E DESENHOS PARA IMPRIMIR

Início da Primavera 2013 - Duração - Atividades e desenhos

A Primavera de 2013 terá início durante o "equinócio" do dia 22 de setembro às 17:44 h.(domingo), com duração de 89 dias, 20 horas, 27 minutos.

Os movimentos da Terra:
Rotação - Movimento que a Terra executa em torno de si mesma ou do seu eixo imaginário, no sentido "anti-horário". Cada volta que a Terra dá, corresponde a 1 dia (aproximadamente 24 horas). O movimento de Rotação é responsável pela existência dos dias e das noites.
Translação - Movimento que a Terra realiza ao redor do Sol que, juntamente com a inclinação do seu eixo imaginário, é responsável pelas estações do ano.

*Por quê existe o ano "bissexto"?
- O movimento completo de translação leva exatos 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos. Como não é possível a existência de dias "quebrados", essas quase 6 horas são acumuladas ao longo de 4 anos até formar um dia a mais, gerando o dia 29 de fevereiro. Este ano com um dia a mais, ou seja, com 366 dias é denominado "bissexto" e, como já mencionado, ocorre sempre com o quarto ano corrido.


Equinócios e Solstícios:
Equinócio - Palavra derivada do latim que significa “noite igual”, referindo-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra.
Solstício - A palavra Solstício, deriva do latim, sol + sistere (solstitium), que significa parado, imobilizado e está associada à ideia de que o Sol estaria como que estacionário. Marca a época do ano em que o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular do Equador.
(Fontes: uranometrianova, astrologie.com.br e outros)

ALGUMAS ATIVIDADES PARA A PRIMAVERA









Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


Feedburner
Você receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar a inscrição.

Topo