PORTUGUÊS - ORTOGRAFIA - ABREVIATURAS

Em correspondência oficial e empresarial há abreviaturas consagradas que igualmente podem ser usadas livremente. Exemplos: Exmo., Ilmo. Sr., Sra., V. Exa., V. Sa. (todos os pronomes de tratamento), Ltda., S.A. ou S/A, a/c (aos cuidados), etc.

Há circunstâncias em que o uso de abreviaturas fica restrito a alguns casos. Em textos técnicos ou científicos, por exemplo, são poucos os casos. A rigidez não é absoluta, mas exige-se bom senso. São de uso consagrado e liberado, mesmo em textos técnico-científicos, além das mencionadas no parágrafo acima, abreviaturas como: nº, art., p. ou pág., cel, av., gen., a.C., entre outras.
Como formar as abreviaturas?

Forma-se abreviatura com a primeira ou as primeiras letras da palavra, encerrando-se em consoante: cap. (capítulo), m. (masculino), art. (artigo); quando se trata de encontro consonantal, a abreviação é feita usando todo o encontro: dipl. (diploma), constr. (construção).

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fixa algumas abreviaturas com vogal final e outras na consoante inicial de encontros consonantais: ago. (agosto), téc. (técnico).

Devem ser mantidos os acentos e hífens que figuram nas palavras usadas de forma abreviada: séc. (século), dec.-lei (decreto-lei).

No caso de abreviaturas em que se deveriam usar letras elevadas, devido à dificuldade de elevá-las e também devido à consagração de uso, admite-se colocar essas letras na mesma altura e em igual tamanho das demais, usando-se o ponto no final: cel. (cel - coronel), sra. (sra), dra. (dra).

No caso de o ponto abreviativo coincidir com o ponto final, não se deve repetir o ponto: etc. Quando ao ponto indicativo de abreviatura seguir outro sinal de pontuação, usam-se os dois: sra., sra.; sra.?

Há abreviaturas que servem para mais de uma palavra: v. (verbo, veja, vapor, você), p. (pé, página, palmo), gr. (grão, grátis, grau, grosa).

Há palavras e expressões contempladas com mais de uma abreviatura: f., fl., fol. (folha); a.C., A.C. (antes de Cristo).

No plural, em regra se acrescenta s: dras., sras., caps.; em alguns casos, dobram-se as letras (maiúsculas): AA. (autores). Às vezes as letras maiúsculas dobradas representam superlativos: DD. (digníssimo).

O erro mais freqüente é o uso da abreviatura sem o ponto que a encerra.

FeedBurner-Google

Ir para: