POLINIZAÇÃO DAS ABELHAS - BOTÂNICA - BIOLOGIA

.
A abelha é um dos mais importantes insetos polinizadores, pois visitam uma infinidade de flores, enquanto trabalha na fabricação do mel. Ao pousar sobre uma flor, o corpo da abelha fica coberto de pólen e, ao visitar a flor seguinte, parte do pólen se desprende, polinizando a planta.

Em alguns casos, o pólen é transportado pelo vento, mas há plantas que dependem dos animais, especialmente insetos, para que ocorra a polinização.

As abelhas são muito importantes para a agricultura. Muitas das plantas que cultivamos e sobretudo as árvores frutíferas (a pereira, a macieira, etc.), dependem dos insetos para sua polinização.

Abelha - Polinização

Algumas vezes, colméias artificiais são instaladas perto das plantações para favorecer a fecundação e, deste modo, contribuir para a obtenção de uma colheita mais rica e abundante.

Polinização - Processo de reprodução das plantas

A polinização é o transporte do grão de pólen (que reúne os gametas masculinos) até o órgão feminino da flor ou até a flor feminina. Este processo pode dá-se por várias vias de transporte: vento (anemofilia), água (hidrofilia), insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) ou o homem (antropofilia).

Ao cair no estigma, o grão de pólen é estimulado por substância químicas a desenvolver-se. Forma-se o tubo polínico. De forma fascinante este tubo continua a desenvolver-se ao longo do estilete, atraído por substâncias liberados pelo óvulo (que detêm a oosfera, gameta feminino). Este crescimento do tubo, orientado por substância química é denominado QUIMIOTACTISMO.

Ao penetrar no óvulo, o tubo polínico proporciona o encontro entre o núcleo espermático (gameta masculino) e a oosfera (gameta feminino). Este encontro resultará na fusão entre os dois núcleos gaméticos, é a fecundação.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Ir para:
Topo