DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA - 05 DE FEVEREIRO

.
O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 05 de fevereiro, por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas. Santa Ágata é reverenciada como a protetora das mamas. Na Idade Média ela teve as mamas decepadas por espadas de soldados, causando extremo sofrimento, por isso ela é tida como a "protetora das mamas".

o dia 05 de fevereiro foi instituído como Dia Nacional da Mamografia, principalmente para que muitas brasileiras se conscientizem da necessidade desse exame.

Estimativa

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer ( Inca) é que o Brasil registre 50 mil novos casos de câncer de mama por ano. Foi determinado que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça o exame anualmente a todas as mulheres com mais de 40 anos.

De acordo com a assessoria do Inca, o sistema público conta com mais de mil mamógrafos em todo o país, com capacidade de realizar mais de 7,5 milhões de exames por ano, o que seria suficiente para cobrir toda a população. O Inca informa que ainda falta organizar a rede de atendimento, para que todas as mulheres possam fazer a mamografia gratuitamente.

Importância da mamografia

Vale lembrar que para detectar o câncer de mama não basta apenas o auto-exame. De acordo com a Associação Brasileira de Câncer (ABCÂncer), os exames de imagem é que enxergam alterações ainda não palpáveis, antes de se transformarem em nódulos perceptíveis durante o toque.

A mamografia continua sendo o método soberano e primeiro exame a ser feito em mulheres a partir dos 40 anos, porém a densidade das mamas mais jovens requer um método com maior sensibilidade para a detecção precoce da enfermidade. O diagnóstico e conseqüente tratamento do câncer de mama no seu estágio inicial aumenta significativamente as chances de cura em mulheres jovens", explica a radiologista Cristiane Mendes.

Com o passar dos anos a mamografia digital também está começando a ser usada. A sua principal vantagem é que o médico pode manipular e olhar imagem enquanto faz o exame e ainda observar o diagnóstico na hora.


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo