DIA DA PROPAGANDA E DA PUBLICIDADE - 04 DE DEZEMBRO

.
O termo propaganda, do latim Propagare, quer dizer multiplicar, espalhar idéias. Em outras palavras, propaganda é uma forma específica de apresentar uma informação ou pensamento. Introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda com o fito de propagar a fé católica pelo mundo, a propaganda, tem como objetivo expressar e espalhar princípios e teorias.

A primeira propaganda

No início de 1800, época do Príncipe Regente, houve a abertura dos Portos e a fundação do jornal "Gazeta do Rio de Janeiro" onde foi publicado o primeiro anúncio. Nessa época, o texto dos anúncios não era muito importante e alguns nem tinham título, mostrando somente o nome do produto. Somente por volta de 1875, começaram a utilizar ilustrações e rimas nos anúncios.

A propaganda cresceu com a multiplicação de jornais e revistas, e surgiram também cartazes e painéis ao ar livre. A primeira agência de publicidade surgiu em São Paulo em 1913 e, nos anos 30, o rádio foi o meio de comunicação do momento. Os anos de 1941 a 45 foram anos de guerra e esse tema foi usado também nas propagandas.

Dia da propaganda e da publicidade - 04 de dezembro

Em 1950 surgiu a TV Tupi, sendo o primeiro canal de TV brasileiro e da América Latina. Nessa época, os comerciais eram ao vivo e ser garota-propaganda era um cargo de importância na televisão. Com a Constituição de 1988, foram criadas leis com restrições à propaganda que até os dias de hoje vem passando por modificações.

O mundo estritamente comercial em que vivemos permite que a pessoa seja o que ela tem: o carro que ela tem, assim como as roupas e o tênis que usa, indicam que ela é e isso é bastante aproveitado pela indústria do marketing.

Além da técnica, muito da sua estrutura e da forma da propaganda dependem de regras estabelecidas pela experiência acumulada através dos anos, num saber-fazer que conduz e orienta sobre quando e como agir para se obter os efeitos desejados.

Políticos são muito preocupados hoje em dia com o seu marketing pessoal. A imagem do marketeiro político é cada dia mais presente em eleições. É sua responsabilidade gerenciar a figura pública dos políticos, a imagem de bom pai , de alguém muito envolvido com a família e preocupado com o povo.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo