DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL - 04 DE DEZEMBRO - PEDAGOGIA - FUNÇÃO - PREPARAÇÃO - ESTATÍSTICAS

O Orientador Educacional atua, principalmente, auxiliando o aluno nos aspectos sociais, individuais e profissionais, verificando suas aptidões, habilidades, qualidades e identificando também suas possíveis deficiências.

A profissão foi criada através da Lei nº 5.564 de 21 de dezembro de 1968 e regulamentada pelo decreto nº 72.846/73.

Números do INEP

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educação (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), em 1999, dos 112.517 alunos matriculados nos cursos da área de educação, 2.823 se graduaram na habilitação Orientação Educacional.

04 de dezembro - Dia do Orientador Educacional

Em relação ao Exame Nacional de Cursos, conhecido como Provão, realizado pelo MEC, este ano a carreira de Pedagogia foi avaliada em 585 cursos. É a segunda carreira em termos de participação, atrás apenas de Administração, que teve 637 cursos analisados.

Quanto ao número de inscritos, foram 48.584 estudantes de Pedagogia, curso com o terceiro maior contingente de participantes, atrás de Administração (49.412) e Direito (50.462).

O Provão avaliou 4.279 cursos e foi aplicado no último dia 10 de junho em mais de 500 municípios brasileiros, além do Distrito Federal.

Orientador Educacional - Estatística

Função do Orientador Educacional

A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que freqüenta, visando o seu encaminhamento vocacional.

Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia-a-dia e deve ter formação superior em Pedagogia.

Pedagogia - Onde estudar

O curso superior em Pedagogia tem duração de quatro anos e disciplinas básicas como Sociologia, História da Educação e Filosofia. O aluno pode se especializar em Administração Escolar, Educação Especial, Supervisão Educacional, Ensino, Orientação Educacional, Treinamento de Recursos Humanos, entre outros.

Se optar por Orientação Educacional, terá aulas de Psicologia e Metodologia de Ensino. Independente da área escolhida, é obrigatório cursar matérias de formação de professores, bem como fazer o estágio. No Brasil, mais de 500 instituições de ensino oferecem o curso de Pedagogia.

FeedBurner-Google