A doação de sangue promove a construção de valores, o respeito à vida, o bem comum, e fomenta no doador sentimentos que favorecem sua auto-estima e bem-estar emocional, já que ao doar esse líquido valioso a pessoa sente a satisfação de salvar vidas e transmitir amor, alegria e esperança a outros.
A cada segundo uma pessoa no mundo necessita de transfusão de sangue para sobreviver. É importante contar com voluntários agentes de paz que pratiquem o valor da solidariedade e possam estender um braço para a vida, doando sangue seguro.
A saúde é uma necessidade humana, e obtê-la é fundamental para alcançar a tranqüilidade, a harmonia e a paz. Por isso a Amisrael, com o apoio dos bancos de sangue regionais e a Cruz Vermelha Internacional, realizará durante o mês de abril a campanha mundial “Um braço pela vida”, dando a milhares de pessoas a oportunidade de se converter em heróis oferecendo o melhor presente que se pode dar.
O sangue não pode ser produzido nem com a mais avançada tecnologia. Só a generosidade permite obtê-lo, daí a importância de que a população mundial tome consciência de que esta ação tão simples constitui a única alternativa de vida para milhões de pessoas.
Doação voluntária
É um ato totalmente solidário, voluntário, quando manifestamos nosso livre desejo de oferecer um pouco do nosso sangue para transmitir esperança a outros sem esperar remuneração econômica em troca.
Doe sangue - Doe vida!
Cada vez que se doa sangue, de 1 a 4 pessoas têm a oportunidade de continuar vivendo. O sangue doado é utilizado para ajudar pessoas que serão submetidas a cirurgias grandes e complicadas, transplantes de órgãos, doentes de câncer, como leucemia, acidentados, anêmicos, doentes e pacientes com queimaduras.
O que devemos saber sobre a doação de sangue
Em muitos países do mundo ainda não existe uma cultura de doação de sangue. Possivelmente por desinformação e pela falta de ações permanentes orientadas a consolidar uma cultura altruísta e solidária no meio da sociedade.
Existem muitos mitos e crenças, como pensar que ao coletar o sangue a pessoa pode ser contaminada com alguma doença. Mas o doador não adquire nenhuma doença, porque o material que se utiliza para coletar o sangue é esterilizado e descartável, e é aberto na presença do voluntário.
A verdade é que ao doar sangre você pode salvar a vida de quatro pessoas em apenas 10 minutos, pois o sangue se decompõe em plasma, que serve para os doentes de hemofilia; glóbulos vermelhos, que servem para pacientes com anemia e para os que sofreram choque hemorrágico; plaquetas, para quem tem leucemia ou linfomas e leucócitos, para portadores de HIV.
Oito razões para que você seja um doador de sangue:
1. Oito em cada 10 pessoas necessitará de algum tipo de transfusão sangüínea em sua vida
2. Amanhã alguém de sua família pode precisar
3. Doar significa saúde, porque o doador corre menos riscos de sofrer ataque cardíaco
4. Doar renova as células sangüíneas
5. Permite uma maior oxigenação dos órgãos e tecidos
6. O sangue doado é submetido a vários tipos de análise. Qualquer anormalidade que se detectar é imediatamente comunicada ao doador. É uma garantia de saúde sangüínea.
7. A doação é rápida e segura
8. Se você estender o seu braço para a vida, pode dar a 4 pessoas a oportunidade de continuar vivendo.
Perguntas freqüentes sobre a doação de sangue
Doar sangue enfraquece? Engorda?
A doação não engorda nem enfraquece. O sangue retirado só representa 10 % do total que a pessoa tem, e não prejudica o organismo, pois será substituído rapidamente pelo corpo. O voluntário pode ajudar nesse processo simplesmente com a ingestão de água.
Posso doar sangue quantas vezes por ano?
Os homens podem doar quatro vezes ao ano, e as mulheres até três vezes.
Requisitos para a doação de sangue:
1. Idade entre 18 e 65 anos;
2. Ter acima de 50 quilogramas;
3. Bom estado de saúde física;
4. Não estar em jejum;
Quem não pode doar sangue?
Mulheres grávidas
Pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade.
Pessoa que consumiu droga em forma endovenosa
Pessoas que tenham feito tatuagens ou “piercing” nos últimos 12 meses.
Pessoa que tenha contraído recentemente uma doença sexualmente transmissível como o HIV ou a sífilis
Pessoas que sofrem de anemia
Pessoas que tenham hábitos sexuais desordenados, desprotegido, pois estas ações os colocam em risco de ter contraído alguma doença.
O processo de doação é muito fácil
Inscrição
Registrar seu nome, sobrenome e número da carteira de identidade;
Formulário
Preencher um formulário com dados de saúde básica;
Entrevista médica
Um membro da equipe de coleta fará algumas perguntas sobre seus antecedentes de saúde com o objetivo de identificar fatores de risco para o doador ou para o paciente;
Consulta médica
O médico verifica sua temperatura, o nível de ferro, a pressão arterial e o pulso para proteger sua saúde e bem-estar;
Doação
A equipe utiliza material estéril e descartável, e coletará do doador 450 ml de sangue em um tempo aproximado de 10 minutos.
Após a doação
Comer algum lanche leve;
Beber muito líquido;
Não realizar exercícios forçados, não fumar nem ingerir bebidas alcoólicas até algumas horas após a doação.
Para receber atualizações das matérias:
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.
Ir para Datas Comemorativas