NUCLÉOLO - DEFINIÇÃO - DNA - RNA - DIMENSÕES

.
O nucléolo é um corpúsculo denso e não delimitado por membrana, com um diâmetro de 1 a 3um e se alojam dentro dos núcleos.

É uma região de intensa produção de RNAr (ácido ribonucléico ribossômico) – principal componente dos ribossomos – que é sintetizado sob comando do DNA. Essa síntese acontece em certas regiões de determinados cromossomos, chamadas regiões organizadoras do nucléolo, que possuem os genes para a produção de RNAr.

Ao término da síntese, o RNAr associa-se a proteínas, originando grãos de ribonucleoproteínas resultando nos ribossomos. Esses grãos permanecem durante certo período próximos ao local aonde foram sintetizados e depois, através dos poros da carioteca, saem do núcleo em direção ao citoplasma. Enquanto isso, novos grãos vão sendo formados nos nucléolos, repondo os que saem do núcleo.

Os nucléolos das células que produzem grande quantidade de proteínas são bem desenvolvidos e apresentam muitos poros na membrana nuclear, uma vez que ocorre muita migração das unidades precursoras dos ribossomos do núcleo para o citoplasma.

Nucléolo - Célula animal
(Clique na imagem para visualizar)

Ao microscópio eletrônico, o nucléolo aparece como uma massa densa e compacta, com cavidades cheias de cromatina. Sob maiores aumentos se comprova que o nucléolo apresenta áreas constituídas por grânulos e áreas compostas de fibrilas.

A parte fibrilar (F) é constituída de DNA e a parte granular (G) consiste em partículas precursoras das subunidades ribossômicas no processo de maturação. Terminado o processo, estas subunidades migram para o citoplasma e vão formar os ribossomos.

A maior parte do RNA do nucléolo é sintetizada ao nível da cromatina não-condensada, situada no interior do nucléolo, mais especificamente na região organizadora do nucléolo (RON).

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo