DIA DO PINTOR - 18 DE OUTUBRO

Desde a Idade da Pedra, o homem já pintava. Ele esboçava ações de seu cotidiano nas paredes das cavernas usando tintas extraídas de frutos, ovos de aves e até sangue de animais. No século XVII, na Europa, a profissão de pintor era exercida por integrantes das classes mais baixas, mas foi nessa época que surgiram pintores com Rembrandt e Leonardo da Vinci. As pinturas dessa época, quase sempre se restringiam a retratos ou a pinturas religiosas.

O dia do pintor é comemorado nessa data pois também é o dia de São Lucas, santo que exercia a profissão retratando o rosto de Jesus Cristo e da Virgem Maria.

Mas pintor não é somente aquele que lida com telas e arte. Com o desenvolvimento da arquitetura e da engenharia civil, a pintura das paredes de uma casa se tornou essencial para a decoração. Cores e texturas foram desenvolvidas para trazer sentimentos e sensações ao ambiente.

Dia do pintor - 18 de outubro

Mesmo sem ter um sindicato específico para área ou um órgão que defenda os direitos dos profissionais que atuam diretamente com a tinta, cada vez mais os trabalhadores se especializam. Hoje são vários os cursos oferecidos para os profissionais da tinta, entre eles novas técnicas de aplicação de textura, pintura decorativa, linguagem das cores e métodos para diminuir a diferença de tonalidade.

Algumas dicas:

Os ingredientes da tinta à base de água ou à base de solvente são venenos e devem ficar longe de crianças e animais. Os antídotos estão nos rótulos das latas.

Trabalhe em áreas bem ventiladas o tempo todo, mesmo se estiver usando tinta sem cheiro. Elas ainda contêm vapores que podem ser prejudiciais se inalados. Use uma máscara de pintor quando estiver pintando interiores. Use também em áreas externas, se estiver usando jateador sem ar. Não durma em um cômodo até que o cheiro tenha se dissipado.

Não fume enquanto estiver pintando e, se possível, desligue pilotos de equipamentos de luz a gás.

Tintas químicas tóxicas podem ser absorvidas pela pele. Lave-se o mais breve possível.

Quando for pintar a uma altura que estiver sobre a cabeça, use óculos de proteção. Ingredientes químicos podem queimar o sensível tecido dos olhos.

Nunca beba álcool enquanto estiver pintando. Combinado com o vapor da tinta, pode ser mortal.

Dependendo da área de sua casa que vai ser pintada, você deve determinar a técnica para seu trabalho. Usando as orientações mencionadas neste artigo, seu projeto pode ficar como o de um profissional.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo