DIA DO ELETRICISTA - 17 DE OUTUBRO

Os eletricistas são profissionais responsáveis pela instalação e manutenção de toda a parte elétrica da construção. Eles podem seguir diagramas desenhados por engenheiros e executá-los, sugerindo modificações, ou podem elaborar o esquema, se forem autônomos. O trabalho com a eletricidade pode trazer riscos à segurança, por isso é preciso usar sempre equipamento para prevenção de acidentes. A jornada de trabalho, geralmente, é de 40 horas semanais.

Nas construções, o serviço de eletricista é um dos mais importantes e meticulosos. A instalação comprometerá a segurança dos futuros usuários, se não for feita com paciência e funcionalidade. Com a descoberta da eletricidade, em 1831, o homem se tornou seu escravo, tanto que hoje não de concebe a vida sem o auxílio dos eletrodomésticos ou de uma simples lâmpada.

Dia do eletricista - 17 de outubro

Caso necessário, são executadas horas extras remuneradas. Em alguns casos, os eletricistas podem ser obrigados a trabalhar em ambientes empoeirados e a realizar as instalações em posições que forcem os joelhos e a coluna. O trabalho pode ser exercido em ambientes fechados ou áreas abertas, sobre andaimes ou escadas.

Os pré-requisitos desse profissional são a atenção aos detalhes, boa disposição física, boa saúde, capacidade de concentração, raciocínio matemático, habilidade manual, para trabalhar em equipe e interesse pelo funcionamento das coisas. A eletricidade é a característica marcante da civilização moderna. Conforto, comodidade, segurança, informações, mais tempo de lazer, simplificação do trabalho, são alguns dos muitos benefícios decorrentes de sua boa utilização.

O Brasil desperdiça mensalmente 313 gWh de energia elétrica com instalações elétricas residenciais mal feitas ou inadequadas. Isso representa mais de trinta milhões de dólares mensais que a população joga no lixo, sem saber. Antes de tudo, é preciso que se faça uma verificação periódica dos fios da instalação interna da casa. Eles devem ter uma espessura capaz de suportar a corrente consumida pelas lâmpadas e aparelhos, pois caso a fiação esteja mal projetada, poderá ocorrer um superaquecimento, desperdiçando energia e criando condições para os incêndios.

As instalações elétricas também ficam precárias, assim sendo, de tempo em tempo, devem ser refeitas , para não gerar prejuízos físicos e/ou ao patrimônio às pessoas. Com o auxílio de um bom eletricista, é fácil fazer essa verificação e reforma.

A especialização do profissional é fundamental para sua segurança, e depois, você sabe que o comodismo tem preço, e bem alto, às vezes. Evite a tentação de solucionar o problema contratando o "eletricista do bairro", aquele que, além de eletricista, é também chaveiro, encanador e pintor.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo