Os agrônomos exercem atividades sempre direta ou indiretamente ligadas à agropecuária, que envolvem a utilização de recursos naturais (água, solo e ar), de métodos, técnicas e insumos em potencial perigosos à saúde da população e dos animais e para o meio ambiente. Por isto é importante que estes profissionais, ainda mais do que os de outras especialidades, estejam atualizados e sempre muito bem informados sobre as conseqüências de seu trabalho.
A área de atuação do agrônomo é bem ampla. Entre outras, são essas as atividades de um agrônomo:
=> supervisionar construções para fins rurais;
=> lidar com irrigação e drenagem para fins agrícolas, com fitotecnia (a arte de cultivar e multiplicar as plantas), com fertilizantes e corretivos, com processos de cultura e de utilização de solo, com o manejo dos recursos naturais renováveis, com ecologia, com química agrícola; com tecnologia de transformação de alimentos (açúcar, amidos, óleos, laticínios, vinhos e destilados), com parques e jardins das áreas urbanas, com mecanização na agricultura e com os implementos agrícolas;
=> em agropecuária, lidar com zootecnia (que é o estudo científico da criação e aperfeiçoamento dos animais domésticos), com beneficiamento e conservação dos produtos animais e vegetais; com nutrição animal.
O Dia do Agrônomo
O dia do Agrônomo é comemorado nesta data por causa da primeira regulamentação da profissão, que ocorreu em 12 de outubro de 1933.
Dia do agrônomo
Apesar de ser Agronomia o conjunto das ciências e dos princípios que regem a prática da agricultura, o profissional de Agronomia, cujo título é de engenheiro agrônomo, tem uma profissão com amplas possibilidades não só na área de Agricultura, no setor rural, como também no urbano. Este profissional poderá ter contato com as mais atuais políticas de preservação e conservação do meio ambiente e está inserido no mercado hoje chamado de agrobusiness, que alcança o trabalho nas fazendas (animais e agricultura), na indústria, nos institutos de pesquisa e no comércio de produtos agropecuários.
Agronomia - Regulamentação - Onde estudar
Foram regulamentadas por um decreto do governo do presidente Getúlio Vargas, em 1933, as profissões liberais de engenheiro, arquiteto e agrimensor, juntamente com os conselhos federal e regionais dessas profissões.
Em 1966, o Congresso Nacional, ao revogar decretos anteriores, introduziu a expressão agronomia no lugar de agrimensura, inclusive nos conselhos.
Em todo o Brasil existe o curso de graduação em Agronomia, que dura em média cinco anos. Existem mais informações sobre o curso nos sites de todas as universidades federais e também particulares.
A profissão necessita de registro nos CREAs, Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e no que se refere ao seu regulamento é regida pelo Confea, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (www.confea.org.br).
Para receber atualizações das matérias:
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.
Ir para Datas Comemorativas