DIA DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO - Componentes, importância, campanha da ONU

A função química dos alimentos é fornecer às células uma fonte de energia. Uma outra é a de ser matéria-prima para o crescimento, restauração e manutenção dos órgãos e tecidos de um organismo. As substâncias que exercem essas funções são denominadas nutrientes.

=> Os carboidratos são encontrados nas massas, batatas e na maioria das frutas.
=> Vegetais e pão integral são ricos em fibras.
=> Existem dois tipos de gorduras: as saturadas - encontradas na manteiga, no toucinho, nas carnes de porco, boi, cordeiro, nos ovos e no leite integral; e as não-saturadas - encontradas na maioria dos óleos vegetais (óleo de milho, por exemplo), no peito de frango, salmão, abacate. Sendo que a gordura não-saturada é a mais saudável.
=> Os legumes em geral contém minerais.
=> As frutas são excelentes fontes de vitaminas.
=> Os peixes são ricos em proteínas.

Alimentos - Componentes-IBGE

Importância do alimento

O alimento é tão importante quanto o ar que respiramos. Sem alimento o homem não vive. Ele é a sua força, sua energia para caminhar, trabalhar, se divertir, viver!

Tanto é assim, que medicina e alimentação costumam andar de mãos dadas.

Já na Antigüidade, aliás, essa relação era feita: entre alimentação e saúde. Com a função de conservar o bem-estar físico e prevenir doenças.

Ninguém se agüenta inteiro sem comer, certo? Como diz o ditado: "saco vazio não fica em pé".

Mas o que seria comer bem? Seria comer muito? Não, necessariamente.

Uma das características principais da alimentação é a moderação. As outras são variedade, personalização e flexibilidade.

Ou seja, devemos ou deveríamos comer em quantidades razoáveis, observando os alimentos que nosso organismo aceita melhor ou pior (algumas pessoas se sentem enjoadas quando ingerem leite, por exemplo) e com disposição para variar ou provar novos sabores.

O ato de se alimentar é um ato de sobrevivência, mas pode ser também um ato de sabedoria.

A ONU e o Dia da Alimentação

Como falar de alimentos, sem falar daquilo que faz com que a gente tenha necessidade deles? O homem trabalha, luta, corre atrás de um lugar ao sol por diversos motivos - reais ou imaginários - mas sobretudo para obter alimentos, para sobreviver.

Por isso a preocupação de dirigentes do mundo, de organizações e fundações espalhadas por todo planeta em torno dessa questão.

Pirâmide alimentar

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) lançou o dia 16 de outubro como o Dia Mundial da Alimentação. Esse dia foi escolhido porque a FAO foi criada nessa mesma data, no ano de 1945.

O dia foi aceito e é lembrado em mais de 150 países, com o objetivo de discutir a segurança alimentar, procurar saídas para a fome no mundo e de garantir alimentos de qualidade e em quantidade suficiente para todas as pessoas.

A FAO realiza desde 1997 uma campanha importantíssima: o Telefood - programa semelhante ao Criança Esperança, da Unicef - que arrecada fundos para melhorar a vida dos pobres e tentar acabar com a forme no mundo. Sua meta maior é reduzir à metade a população faminta no mundo até o ano de 2015. O tema deste ano para a campanha é: "Aliança Internacional contra a Fome".

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo