COLESTEROL - TIPOS, RISCOS, ONDE

.
Existem, vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Colesterol é uma espécie de "gordura do sangue", e como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Daí, o colesterol precisar de "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções. A associação dá origem às chamadas lipoproteínas, essas sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sangüínea. As lipoproteínas, ou como se costuma popularmente chamar, o colesterol assume algumas formas: Bom colesterol e mau colesterol.

Definição

Colesterol é um tipo de gordura produzido pelo fígado. Ele também está contido em certos alimentos que comemos, tais como ovos, carnes e derivados de leite. Quando você come estes alimentos freqüentemente, a taxa de colesterol em seu sangue aumenta, porque seu fígado transforma as gorduras saturadas em colesterol. A lipoproteína de baixa densidade (LDL) é o principal transportador de colesterol no sangue.

Colesterol - Bom ou ruim - Riscos à saúde

Riscos á saúde

O colesterol a mais pode ser depositado nas suas artérias , e pode fazer com que estes mesmos vasos se tornem estreitos. A quantidade de colesterol nas paredes de uma artéria pode ser tão grande, que a artéria fica entupida e o sangue não consegue passar. Se uma artéria que leva sangue para o coração ficar entupida, a pessoa pode ter um ataque Cardíaco . Se uma artéria que leva sangue para o cérebro ficar entupida, a pessoa pode ter um derrame.

Bom ou ruim?

O Bom colesterol (HDL), retira o colesterol das células e facilita sua eliminação do organismo. Por isso é chamado de "bom" colesterol. Já o Mau colesterol (LDL), faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, favorecendo que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Por isso ser também chamado de "mau" colesterol.

Onde encontramos

=> Leite integral, creme de leite e derivados
=> Manteiga, queijos amarelos, maionese, molhos prontos para salada
=> Bacon banha de porco
=> Fígado, coração, língua, miolo, pé, moela, pele dos animais, gordura aparente das carnes
=> Picanha, cupim, contra-filé, carne de porco
=> Lingüiça, salsicha, hambúrguer
=> Presunto, mortadela, salame, copa, salsichão, patês enlatados
=> Frutos do mar
=> Salgadinhos de pacote
=> Pastel, folhados, pães recheados, biscoitos amanteigados
=> Gordura de coco, azeite de dendê, gordura vegetal hidrogenada
=> Gema de ovo
=> Frituras
=> Sobremesas.

Alimentos saudáveis


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo