AMAMENTAÇÃO - 10 DICAS PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE

.
Amamentação - 10 dicas para o profissional da saúde:

1 - Ter uma norma escrita sobre aleitamento, que deveria ser rotineiramente transmitida a toda a equipe de cuidados de saúde.

2 - Treinar toda a equipe de cuidados de saúde, capacitando-a para implementar esta norma.

3 - Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do aleitamento.

4 - Ajudar as mães a iniciar o aleitamento na primeira meia hora após o nascimento.

5 - Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação, mesmo se vierem a ser separadas de seus filhos.

6. Não dar a recém-nascidos nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno, a não ser que tal procedimento seja indicado pelo médico.

7. Praticar o alojamento conjunto – permitir que mães e bebês permaneçam juntos –24 horas por dia.

8. Encorajar o aleitamento sob livre demanda.

9. Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas ao seio.

10. Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio ao aleitamento, para onde as mães deverão ser encaminhadas, por ocasião da alta do hospital ou ambulatório.

Colostro: É o leite que a criança precisa nos primeiros dias. É importante que o recém-nascido mame o colostro, contém ele porque tudo o que o bebê necessita nos primeiros dias. É produzido em menor quantidade, que é adequada para os primeiros dias. Pode ser claro ou amarelo, grosso ou ralo. O colostro é o alimento que defende o bebê de muitas doenças, por isso é comparado a uma vacina. Depois de alguns dias, ele vai mudando de cor.


Leite Maduro: Em uma ou duas semanas, o leite aumenta em quantidade e muda seu aspecto e composição. Este é o leite maduro que contém todos os nutrientes que uma criança precisa para crescer. O leite materno maduro parece mais ralo que o leite de vaca, o que faz com muitas mães pensem que que seu leite é fraco. É importante esclarecer que esta aparência aguada é normal e que o leite materno fornece água suficiente, mesmo em climas muito quentes.

Os tipos de leite em cada mamada

Leite Anterior: É o leite do início da mamada, ele é mais aquoso, possue menos gordura, com menos calorias. Ele defende o bebê contra infecções e mata a sede.

Leite Posterior: Leite "E" do final da mamada, ele possui mais gordura, mais calorias. Ele engorda o bebê.

* O Leite da mãe é o maior e mais completo alimento do bebê. Nenhum outro alimento é necessário durante os primeiros seis meses de vida. A partir do nascimento até os seis meses, o leite materno é todo o alimento de que o bebê precisa. É o melhor alimento que a criança pode ter. Todos os substitutos, incluindo leite de vaca, leite em pó infantil e mingau de cereais, são inferiores ao leite materno.

(Maternidade Escola Assis Chateaubriand)

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo