DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO

.
Instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional - ACI, o Dia Internacional do Cooperativismo tem o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo.
Antes chamado de "Dia da Cooperação", depois intitulado "Dia do Cooperativismo" e atualmente, "Dia Internacional do Cooperativismo".

No Brasil

O Dia do Cooperativismo foi criado pelos jesuítas por volta de 1610. Por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem-estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse econômico da produção.


No Brasil, o movimento cooperativista surgiu de fato em 1847 nos sertões do Paraná, seguindo modelos europeus. A partir desta data cada cooperativa fez sua própria história. As cooperativas de crédito, esfaceladas desde meados dos anos 60 e durante a década de 70, buscam novamente seu espaço. Em 1902, no Rio Grande do Sul, um padre jesuíta implantou um modelo de cooperativismo baseado em experiências alemãs junto a pequenas comunidades rurais e vilas. No final dos anos 20, um segundo modelo de cooperativa de crédito chegava ao Brasil.

O terceiro e último modelo chegou ao País no final da década de 50 com Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes, a Terezita, como carinhosamente era chamada. Ela organizou a constituição de dezenas de cooperativas de crédito mútuo em todo Brasil.
No Brasil, existem 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados.

Gerando cerca de 168 mil empregos diretos, as cooperativas estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicações. O cooperativismo de crédito conta com mais de 1 milhão de associados, somendo mais de 1.000 cooperativas.



.
Topo