O Dia Nacional do Selo é comemorado em 01 de agosto e o motivo desta comemoração se deve à publicação do primeiro selo no Brasil, em 1843 - a pequena estampilha que resolveu o problema mundial das correspondências. Houve épocas em que as cartas eram pagas no destino e se o destinatário não pudesse pagar, a correspondência era devolvida.
Conta-se que um elegante senhor inglês passeava pelo bosque tranqüilamente quando ouviu uma acalorada discussão. Parou para escutar o que estava havendo. Viu um enraivecido carteiro discutindo com uma donzela que queria receber a carta sem pagar. O senhor penalizado, percebendo que a carta era do namorado da moça, ofereceu-se para pagar a despesa da correspondência. O carteiro e a moça não aceitaram. A moça pegou a carta, olhou o envelope de um lado e outro e devolveu. O carteiro, furioso, explicou que era assim todos os dias, as pessoas olhavam os envelopes e devolviam. Por isto ele era sempre quem "pagava o pato", pois seus superiores lhes chamavam atenção e diziam-no desinteressado. Além disso, andava ele para cima e para baixo com aquele volume enorme de cartas e quase todas eram devolvidas.
O Senhor, finalmente, convenceu o carteiro a aceitar a moeda oferecida e mandou-o embora. Curioso, o observador senhor perguntou para a moça qual era o segredo daquela história toda. Ela enrolou, enrolou e contou a verdade; - não havia carta nenhuma. Como o namorado havia viajado para juntar dinheiro para o casamento, não gastava papel, apenas combinaram um código. Haveriam pequenos sinais nos cantinhos do envelope e os dois ficavam sabendo que estava tudo dentro do combinado. Os demais moradores da aldeia descobriram o segredo e também faziam o mesmo.
Ocorre que o bondoso senhor era nada menos que Sir Rowlad Hill, diretor dos Correios, que num dia de primavera em 1838, aproveitava as férias para passear. Riu muito do acontecido e ficou feliz por descobrir aquele segredo que também o estava incomodando. Pensou muito e nasceu a idéia de anexar um recibo à carta, paga adiantadamente, e isto funcionou muito bem até meados de 1840. Não houveram mais devoluções e as distâncias percorridas pelos carteiros não eram mais em vão.
Por idéia do inteligente Sir, em maio de 1840, foram emitidos os primeiros selos postais. Tão logo foi conhecida sua praticidade, o selo foi rapidamente assimilado em vários países. Ao emitir selos para uso em território nacional e exterior em agosto de 1843, o Brasil foi comprovadamente o segundo país a emitir selos no mundo, depois da Inglaterra.
Primeiros selos do Brasil – Olho-de-Boi e Bloco Brapex
centenário dos selos brasileiros
Na área das comunicações, o selo, sem dúvida, foi uma das mais importantes contribuições, bastando analisar o volume de correspondências emitidas em todo o mundo. Há também o precioso interesse dos filatelistas nesta valiosa coleção. No Brasil, quem possuir as séries OLHOS DE BOI (1843), INCLINADOS (1844), OLHOS DE CABRA (1850) e os OLHOS DE GATO (1854), terá com certeza, uma fortuna avaliada em alguns milhões de dólares.
O primeiro selo comemorativo surgiu em 1938, em homenagem à primeira Exposição Filatélica Internacional (BRAPEX), no Rio de Janeiro. A partir da ECT, em 1969, artistas plásticos e desenhistas promissores foram contratados para melhorar a qualidade das estampas nas novas emissões da Casa da Moeda, que foi reequipada para garantir uma emissão compatível com os novos padrões.
Fonte:
www2.portoalegre.rs.gov.br
Ir para Datas Comemorativas
.