DIA DA AVICULTURA - 28 DE AGOSTO - DESTAQUE MUNDIAL, PRODUÇÃO, EXPORTAÇÃO, EMBRAPA

.
Da granja ao prato, desde o princípio da produção de frangos de corte no Brasil, a cadeia avícola modernizou-se pela necessidade de redução de custos, ganho de produtividade e ao atendimento de exigentes consumidores, preocupados com a segurança alimentar. Garantida esta competitividade, já que a avicultura nacional é uma das mais organizadas no mundo, destacando-se pelos resultados alcançados em indicadores de produtividade, volume de abate e no desempenho social, ambiental, sanitário e econômico, e contribuindo com a agricultura por ter insumos como milho, o sorgo, o soja, milheto, dentre outros, na geração dessa proteína animal.


A avicultura no Brasil destaca-se no complexo de proteína animal por ser considerada a mais dinâmica e tecnificada. Seu desenvolvimento começou no final da década de 1950, na região Sudeste, principalmente, em São Paulo. Na década de 1970, período em que houve profunda transformação no complexo carne, se deslocou para a região Sul.

A produção brasileira em 2009 ultrapassara 11 milhões de toneladas e desse montante, por volta de 30% são exportadas para mais de 150 países. O mercado interno - maior demanda da nossa produção - tem mudado o hábito de consumo, passando de, preponderantemente, consumidor de carne bovina para a carne branca do frango, chegando a quase 40 kg por habitante/ano. A China, potencial consumidora no futuro, registra 10 kg/habitante ao ano no consumo da carne de frango.

Algumas ciências como biologia, engenharia, veterinária, zootecnia, economia e administração atuam em controle, pesquisa, qualidade, tecnologia de ponta da produção ao mercado, que somada à competência de gestão das organizações fazem a diferença no Brasil.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e instituições de ensino contribuem em pesquisas e as empresas privadas na instrução e intercâmbio com produtores e parceiros de toda a cadeia avícola.


O mundo aprecia nosso frango e temos muita área para ser explorada na criação e industrialização, fato que não ocorre em outros países e continentes por falta de espaço, água, mão-de-obra, insumos e condições climáticas.

Somos o maior exportador mundial e um dos maiores produtores, contando com grandes marcas, gerindo a sustentabilidade dessa posição de liderança. Mais de quatro milhões de pessoas atuam, diretamente, na avicultura brasileira e são merecedoras de respeito pelo sucesso alcançado.

Fonte:
aviculturaindustrial.com.br


.
Topo