FILOSOFIA - AS EVIDÊNCIAS DO COTIDIANO

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Em nossa vida cotidiana, afirmamos, negamos, desejamos, aceitamos ou
recusamos coisas, pessoas, situações. Fazemos perguntas como “que horas são?”,
ou “que dia é hoje?”. Dizemos frases como “ele está sonhando ”, ou “ela ficou
maluca”. Fazemos afirmações como “onde há fumaça, há fogo ”, ou “não saia na
chuva para não se resfriar”. Avaliamos coisas e pessoas, dizendo, por exemplo,
“esta casa é mais bonita do que a outra” e “Maria está mais jovem do que
Glorinha”.

Numa disputa, quando os ânimos estão exaltados, um dos contendores pode
gritar ao outro: “Mentiroso! Eu estava lá e não foi isso o que aconteceu”, e
alguém, querendo acalmar a briga, pode dizer: “Vamos ser objetivos, cada um
diga o que viu e vamos nos entender”.
Também é comum ouvirmos os pais e amigos dizerem que somos muito
subjetivos quando o assunto é o namorado ou a namorada. Freqüentemente,
quando aprovamos uma pessoa, o que ela diz, como ela age, dizemos que essa
pessoa “é legal ”.

Vejamos um pouco mais de perto o que dizemos em nosso cotidiano.
Quando pergunto “que horas são?” ou “que dia é hoje?”, minha expectativa é a
de que alguém, tendo um relógio ou um calendário, me dê a resposta exata. Em
que acredito quando faço a pergunta e aceito a resposta? Acredito que o tempo
existe, que ele passa, pode ser medido em horas e dias, que o que já passou é
diferente de agora e o que virá também há de ser diferente deste momento, que o
passado pode ser lembrado ou esquecido, e o futuro, desejado ou temido. Assim,
uma simples pergunta contém, silenciosamente, várias crenças não questionadas
por nós.

Quando digo “ele está sonhando ”, referindo-me a alguém que diz ou pensa
alguma coisa que julgo impossível ou improvável, tenho igualmente muitas
crenças silenciosas: acredito que sonhar é diferente de estar acordado, que, no
sonho, o impossível e o improvável se apresentam como possível e provável, e
também que o sonho se relaciona com o irreal, enquanto a vigília se relaciona
com o que existe realmente.

Acredito, portanto, que a realidade existe fora de mim, posso percebê-la e
conhecê-la tal como é, sei diferenciar realidade de ilusão.
A frase “ela ficou maluca” contém essas mesmas crenças e mais uma: a de que
sabemos diferenciar razão de loucura e maluca é a pessoa que inventa uma
realidade existente só para ela. Assim, ao acreditar que sei distinguir razão de
loucura, acredito também que a razão se refere a uma realidade que é a mesma
para todos, ainda que não gostemos das mesmas coisas.

Quando alguém diz “onde há fumaça, há fogo” ou “não saia na chuva para não se
resfriar”, afirma silenciosamente muitas crenças: acredita que existem relações de
causa e efeito entre as coisas, que onde houver uma coisa certamente houve uma
causa para ela, ou que essa coisa é causa de alguma outra (o fogo causa a fumaça
como efeito, a chuva causa o resfriado como efeito). Acreditamos, assim, que a
realidade é feita de causalidades, que as coisas, os fatos, as situações se
encadeiam em relações causais que podemos conhecer e, até mesmo, controlar
para o uso de nossa vida.
Quando avaliamos que uma casa é mais bonita do que a outra, ou que Maria está
mais jovem do que Glorinha, acreditamos que as coisas, as pessoas, as situações,
os fatos podem ser comparados e avaliados, julgados pela qualidade (bonito, feio,
bom, ruim) ou pela quantidade (mais, menos, maior, menor). Julgamos, assim,
que a qualidade e a quantidade existem, que podemos conhecê-las e usá-las em
nossa vida.

Se, por exemplo, dissermos que “o sol é maior do que o vemos”, também
estamos acreditando que nossa percepção alcança as coisas de modos diferentes,
ora tais como são em si mesmas, ora tais como nos aparecem, dependendo da distância, de nossas condições de visibilidade ou da localização e do movimento
dos objetos.
Acreditamos, portanto, que o espaço existe, possui qualidades (perto, longe, alto,
baixo) e quantidades, podendo ser medido (comprimento, largura, altura). No
exemplo do sol, também se nota que acreditamos que nossa visão pode ver as
coisas diferentemente do que elas são, mas nem por isso diremos que estamos
sonhando ou que ficamos malucos.

Na briga, quando alguém chama o outro de mentiroso porque não estaria dizendo
os fatos exatamente como aconteceram, está presente a nossa crença de que há
diferença entre verdade e mentira. A primeira diz as coisas tais como são,
enquanto a segunda faz exatamente o contrário, distorcendo a realidade.
No entanto, consideramos a mentira diferente do sonho, da loucura e do erro
porque o sonhador, o louco e o que erra se iludem involuntariamente, enquanto o
mentiroso decide voluntariamente deformar a realidade e os fatos.
Com isso, acreditamos que o erro e a mentira são falsidades, mas diferentes
porque somente na mentira há a decisão de falsear.

Ao diferenciarmos erro de mentira, considerando o primeiro uma ilusão ou um
engano involuntários e a segunda uma decisão voluntária, manifestamos
silenciosamente a crença de que somos seres dotados de vontade e que dela
depende dizer a verdade ou a mentira.
Ao mesmo tempo, porém, nem sempre avaliamos a mentira como alguma coisa
ruim: não gostamos tanto de ler romances, ver novelas, assistir a filmes? E não
são mentira? É que também acreditamos que quando alguém nos avisa que está
mentindo, a mentira é aceitável, não seria uma mentira “no duro”, “pra valer”.

Quando distinguimos entre verdade e mentira e distinguimos mentiras
inaceitáveis de mentiras aceitáveis, não estamos apenas nos referindo ao
conhecimento ou desconhecimento da realidade, mas também ao caráter da
pessoa, à sua moral. Acreditamos, portanto, que as pessoas, porque possuem
vontade, podem ser morais ou imorais, pois cremos que a vontade é livre para o
bem ou para o mal.

Na briga, quando uma terceira pessoa pede às outras duas para que sejam
“objetivas” ou quando falamos dos namorados como sendo “muito subjetivos”,
também estamos cheios de crenças silenciosas. Acreditamos que quando alguém
quer defender muito intensamente um ponto de vista, uma preferência, uma
opinião, até brigando por isso, ou quando sente um grande afeto por outra pessoa,
esse alguém “perde” a objetividade, ficando “muito subjetivo”.
Com isso, acreditamos que a objetividade é uma atitude imparcial que alcança as
coisas tais como são verdadeiramente, enquanto a subjetividade é uma atitude
parcial, pessoal, ditada por sentimentos variados (amor, ódio, medo, desejo).
Assim, não só acreditamos que a objetividade e a subjetividade existem, como ainda acreditamos que são diferentes e que a primeira não deforma a realidade,
enquanto a segunda, voluntária ou involuntariamente, a deforma.

Ao dizermos que alguém “é legal ” porque tem os mesmos gostos, as mesmas
idéias, respeita ou despreza as mesmas coisas que nós e tem atitudes, hábitos e
costumes muito parecidos com os nossos, estamos, silenciosamente, acreditando
que a vida com as outras pessoas - família, amigos, escola, trabalho, sociedade,
política - nos faz semelhantes ou diferentes em decorrência de normas e valores
morais, políticos, religiosos e artísticos, regras de conduta, finalidades de vida.
Achando óbvio que todos os seres humanos seguem regras e normas de conduta,
possuem valores morais, religiosos, políticos, artísticos, vivem na companhia de
seus semelhantes e procuram distanciar-se dos diferentes dos quais discordam e
com os quais entram em conflito, acreditamos que somos seres sociais, morais e
racionais, pois regras, normas, valores, finalidades só podem ser estabelecidos
por seres conscientes e dotados de raciocínio.

Como se pode notar, nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da
aceitação tácita de evidências que nunca questionamos porque nos parecem
naturais, óbvias. Cremos no espaço, no tempo, na realidade, na qualidade, na
quantidade, na verdade, na diferença entre realidade e sonho ou loucura, entre
verdade e mentira; cremos também na objetividade e na diferença entre ela e a
subjetividade, na existência da vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral,
da sociedade.

A atitude filosófica
Imaginemos, agora, alguém que tomasse uma decisão muito estranha e
começasse a fazer perguntas inesperadas. Em vez de “que horas são?” ou “que
dia é hoje?”, perguntasse: O que é o tempo? Em vez de dizer “está sonhando” ou
“ficou maluca”, quisesse saber: O que é o sonho? A loucura? A razão?
Se essa pessoa fosse substituindo sucessivamente suas perguntas, suas
afirmações por outras: “Onde há fumaça, há fogo”, ou “não saia na chuva para
não ficar resfriado”, por: O que é causa? O que é efeito?; “seja objetivo ”, ou
“eles são muito subjetivos”, por: O que é a objetividade? O que é a
subjetividade?; “Esta casa é mais bonita do que a outra”, por: O que é “mais”? O
que é “menos”? O que é o belo?
Em vez de gritar “mentiroso!”, questionasse: O que é a verdade? O que é o falso?

O que é o erro? O que é a mentira? Quando existe verdade e por quê? Quando
existe ilusão e por quê?
Se, em vez de falar na subjetividade dos namorados, inquirisse: O que é o amor?
O que é o desejo? O que são os sentimentos?
Se, em lugar de discorrer tranqüilamente sobre “maior” e “menor” ou “claro” e
“escuro”, resolvesse investigar: O que é a quantidade? O que é a qualidade?

E se, em vez de afirmar que gosta de alguém porque possui as mesmas idéias, os
mesmos gostos, as mesmas preferências e os mesmos valores, preferisse analisar:
O que é um valor? O que é um valor moral? O que é um valor artístico? O que é
a moral? O que é a vontade? O que é a liberdade?
Alguém que tomasse essa decisão, estaria tomando distância da vida cotidiana e
de si mesmo, teria passado a indagar o que são as crenças e os sentimentos que
alimentam, silenciosamente, nossa existência.
Ao tomar essa distância, estaria interrogando a si mesmo, desejando conhecer por
que cremos no que cremos, por que sentimos o que sentimos e o que são nossas
crenças e nossos sentimentos. Esse alguém estaria começando a adotar o que
chamamos de atitude filosófica.

Assim, uma primeira resposta à pergunta “O que é Filosofia?” poderia ser: A
decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as idéias, os fatos, as
situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais
aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.
Perguntaram, certa vez, a um filósofo: “Para que Filosofia?”. E ele respondeu:
“Para não darmos nossa aceitação imediata às coisas, sem maiores
considerações”.

A atitude crítica
A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não ao
senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às idéias da
experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.
A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação
sobre o que são as coisas, as idéias, os fatos, as situações, os comportamentos, os
valores, nós mesmos. É também uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de
nós, e uma interrogação sobre como tudo isso é assim e não de outra maneira. O
que é? Por que é? Como é? Essas são as indagações fundamentais da atitude
filosófica.
A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que
chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.

A Filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do senso comum
e, portanto, começa dizendo que não sabemos o que imaginávamos saber; por
isso, o patrono da Filosofia, o grego Sócrates, afirmava que a primeira e
fundamental verdade filosófica é dizer: “Sei que nada sei”. Para o discípulo de
Sócrates, o filósofo grego Platão, a Filosofia começa com a admiração; já o
discípulo de Platão, o filósofo Aristóteles, acreditava que a Filosofia começa com
o espanto.
Admiração e espanto significam: tomamos distância do nosso mundo costumeiro,
através de nosso pensamento, olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes, como se não tivéssemos tido família, amigos, professores, livros e outros meios
de comunicação que nos tivessem dito o que o mundo é; como se estivéssemos
acabando de nascer para o mundo e para nós mesmos e precisássemos perguntar
o que é, por que é e como é o mundo, e precisássemos perguntar também o que
somos, por que somos e como somos.
Para que Filosofia?

Ora, muitos fazem uma outra pergunta: afinal, para que Filosofia?
É uma pergunta interessante. Não vemos nem ouvimos ninguém perguntar, por
exemplo, para que matemática ou física? Para que geografia ou geologia? Para
que história ou sociologia? Para que biologia ou psicologia? Para que astronomia
ou química? Para que pintura, literatura, música ou dança? Mas todo mundo acha
muito natural perguntar: Para que Filosofia?
Em geral, essa pergunta costuma receber uma resposta irônica, conhecida dos
estudantes de Filosofia: “A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o
mundo permanece tal e qual”. Ou seja, a Filosofia não serve para nada. Por isso,
se costuma chamar de “filósofo” alguém sempre distraído, com a cabeça no
mundo da lua, pensando e dizendo coisas que ninguém entende e que são
perfeitamente inúteis.

Essa pergunta, “Para que Filosofia?”, tem a sua razão de ser.
Em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma
coisa só tem o direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e
de utilidade imediata.
Por isso, ninguém pergunta para que as ciências, pois todo mundo imagina ver a
utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à
realidade.

Todo mundo também imagina ver a utilidade das artes, tanto por causa da
compra e venda das obras de arte, quanto porque nossa cultura vê os artistas
como gênios que merecem ser valorizados para o elogio da humanidade.
Ninguém, todavia, consegue ver para que serviria a Filosofia, donde dizer-se: não
serve para coisa alguma.
Parece, porém, que o senso comum não enxerga algo que os cientistas sabem
muito bem. As ciências pretendem ser conhecimentos verdadeiros, obtidos graças
a procedimentos rigorosos de pensamento; pretendem agir sobre a realidade,
através de instrumentos e objetos técnicos; pretendem fazer progressos nos
conhecimentos, corrigindo-os e aumentando-os.

Ora, todas essas pretensões das ciências pressupõem que elas acreditam na
existência da verdade, de procedimentos corretos para bem usar o pensamento,
na tecnologia como aplicação prática de teorias, na racionalidade dos
conhecimentos, porque podem ser corrigidos e aperfeiçoados.


Convite à Filosofia
Marilena Chaui


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