DIA DO BOMBEIRO - 02 DE JULHO - REQUISITOS - FORMAÇÃO - ATIVIDADES - ESPECIALIDADES - MERCADO DE TRABALHO - MULHERES - CURIOSIDADES

Os bombeiros são profissionais das forças de segurança, civis ou militares - soldados, cabos, sargentos ou oficiais - responsáveis pelo combate a incêndios, pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas de incêndios, afogamentos, acidentes ou catástrofes e pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios.
É um profissional que atua em diversas situações de desastres e catástrofes, além de realizar perícia e investigação sobre sua origem..

Requisitos para ser um bombeiro

Vontade de prestar um bom serviço à população, desejo de salvar vidas, excelente condicionamento físico e equilíbrio emocional para lidar com as situações mais adversas.

Outros requisitos:

Autocontrole, boa disposição física, boa saúde, capacidade de cumprir ordens e determinações de seus superiores, capacidade de tomar decisões, Estar capacitado a lidar com acidentes graves, capacidade de lidar com situações adversas, capacidade de liderança, capacidade de pensar e agir sob pressão, coragem, disciplina, equilíbrio emocional, habilidade para trabalhar em equipe, raciocínio rápido, resistência física.

Formação necessária para tornar-se um bombeiro

Há dois tipos de bombeiros: os militares e os civis, ou brigadistas particulares. As qualificações para ser um bombeiro militar variam de estado para estado. Geralmente, o candidato precisa ser brasileiro, ser reservista (no caso dos homens) e ensino médio completo. A idade mínima é de 18 anos. A altura mínima é de 1,65 m para homens e 1,60 m para mulheres.

Na maioria dos estados, os candidatos a oficiais devem ser solteiros. É imprescindível não ter antecedentes criminais e, dependendo da função é necessário ser habilitado (para dirigir).

Em se tratando de salva-vidas, faz-se necessário habilidade em natação.
Para ser oficial é preciso cursar uma escola superior de formação e aperfeiçoamento. .
No Brasil, há três escolas de nível superior para formação de oficiais bombeiros: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Os cursos de formação de soldados, cabos e sargentos bombeiros são feitos em todos os estados e alguns cursos de aperfeiçoamento para oficiais. O candidato a bombeiro pode ingressar na corporação como soldado ou como oficial - para ambos os cargos, o recrutamento é feito através de concurso público.

Bombeiro Civil

Para ser um bombeiro civil ou brigadista particular, é necessário realizar um bom Curso de Formação de Bombeiro Civil Profissional. O brigadista partiicular atua em empresas públicas e privadas, escolas, comunidades, na prevenção e combate a incêndios e primeiros socorros..

Principais atividades de um bombeiro

O bombeiro é um profissional que trabalha nas situações de perigo. Um bombeiro profissional está apto a realizar as seguintes funções:
=> Prevenção e extinção de incêndios;
=> Serviços de busca e salvamento;
=> Primeiros socorros a acidentados em qualquer ambiente;
=> Realizar perícia de incêndio;
=> Prestar socorro no caso de inundações, desabamentos ou catástrofes, sempre que haja ameaça de destruição de patrimônio, vítima ou pessoa em iminente perigo de vida;
=> Fiscalizar o cumprimento da legislação referente à prevenção contra incêndios em prédios residenciais e estabelecimentos comerciais;
=> Desenvolver campanhas de educação da comunidade, com palestras em empresas e escolas, visando a despertar a consciência dos cidadão para problemas relacionados à prevenção de incêndios;
=> Orientar a comunidade sobre o cuidado com piscinas, acidentes caseiros, fogos de artifício, balões, elevadores e até insetos e cobras;
=> Em caso de mobilização do Exército, cooperar no serviço de defesa civil.

Especialidades e áreas de atuação

Trata-se de uma profissão com área de atuação bastante restrita. Alguns bombeiros fazem trabalhos extras, atuando como salva-vidas em estabelecimentos privados como clubes e hotéis, ou ministrando cursos básicos não profissionalizantes para amadores e realizando palestras.

Mercado de trabalho

Por ser uma profissão de risco, o mercado de trabalho está sempre aberto a bons profissionais. No setor público, o bombeiro é selecionado por meio de concurso público e a quantidade de vagas varia de acordo com o estado, pois depende das vagas existentes e da necessidade de cada estado.

Mulheres bombeiros

O contingente feminino tem boas perspectivas, que estão crescendo em todos os estados. No setor privado, o profissional deve ter uma boa formação e será facilmente absorvido pelo mercado de trabalho. A prevenção de incêndios e acidentes é uma área em constante crescimento.

Algumas curiosidades

=> Em 1851 ocorre um incêndio na Rua do Rosário (atual Rua XV de Novembro), que foi apagado com uma bomba emprestada por um francês, o que evidenciou a necessidade da criação de um órgão de controle.
=> Em 1856 surge o Corpo de Bombeiros da Corte (atual Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro).
=> Em 1880 é criado, oficialmente, o Corpo de Bombeiros e em 1909 é criada a primeira legislação para a prevenção de incêndios.
=> Em 1932 mulheres são empregadas no Corpo de Bombeiros.
=> Em 1951 entra em funcionamento a primeira Escola de Bombeiros, e em 1979 o telefone 193 é inaugurado.
=> Em 1990 é colocado em prática o serviço de resgate; em 1997 é lançado o Manual de Fundamentos dos Bombeiros.
=> Atualmente, o trabalho dos bombeiros abrange os mais variados campos, desde incêndios a acidentes, enchentes, resgates, desastres naturais, etc.