DIA DE DUQUE DE CAXIAS - 1 DE JUNHO

Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias - Brasileiro, (Porto da Estrela, 25/08/1803 - Desengano, 07/05/1880), foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Brasil, responsável por importantes ações militares pacificadoras em movimentos revoltosos internos, reprimiu também os movimentos contra a escravidão.

Regente do Império, filho do brigadeiro Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas. Estudou no convento São Joaquim, onde hoje se localiza o Colégio D.Pedro II e próximo do Quartel do Campo de Santana que ele viu ser construído e que hoje é o Palácio Duque de Caxias, onde está instalado o Comando Militar do Leste.

Quem foi Duque de Caxias
Muito cedo, Luís Alves de Lima e Silva, ingressou na vida militar. Teve intensa carreira profissional no Exército Brasileiro, ascendendo ao posto de marechal de campo, aos trinta e nove anos de idade.
Ingressou na Academia Militar aos 15 anos e, em 1822, organizou a Guarda Imperial de D. Pedro I.
O batismo de fogo teve lugar no ano seguinte, ao entrar em campanha para combater na Bahia, quando das lutas da Independência. Participou do esforço pela manutenção da ordem pública na capital do Império após a abdicação de Pedro I, em 1831. Depois disso, tomou parte nas ações militares da Balaiada, no Maranhão, em 1839. O papel que desempenhou, na resolução do conflito, valeu-lhe o título de Barão de Caxias. Foi nomeado para Presidente (governador) da Província do Maranhão e Comandante das Forças Militares.

Dominou os movimentos revoltosos dos liberais em Minas Gerais e São Paulo (1842). Em 1845, quando decorria a Guerra dos Farrapos, recebeu o título de Marechal de Campo. Passou a ocupar o cargo de Presidente (governador) do Rio Grande do Sul. A sua ação militar e diplomática levou à assinatura da Paz de Ponche Verde em 1845, que pôs fim ao conflito. Sua atuação aliou ação militar com habilidade política, respeitando os vencidos. Contribuiu, assim, para a consolidação da unidade nacional brasileira e para o fortalecimento do poder central. Foi feito Conde de Caxias.

No plano externo, participou de todas as campanhas platinas do Brasil independente, como a campanha da Cisplatina (1825-1828), contra as Províncias Unidas do Rio da Prata. Comandante-chefe do Exército do Sul (1851), dirigiu as campanhas vitoriosas contra Oribe, no Uruguai, e Juan Manuel de Rosas, na Argentina (1851 - 1852). Comandante-geral das forças brasileiras (1866) e, pouco depois, comandante-geral dos exércitos da Tríplice Aliança (1867), na Guerra do Paraguai (1864-1870). O conflito com o Paraguai, no qual teve importante atuação estratégica, comandando uma fase de vitórias, como nas batalhas do Avaí e Lomas Valentinas, em dezembro de 1868, conduzindo à ocupação da cidade de Assunção, valeu-lhe o título de duque, o único atribuído durante a época imperial.

Na vida política do Império seu papel foi, também, significativo, como um dos líderes do Partido Conservador. Tornando-se senador vitalício desde 1845, foi presidente (governador) das províncias do Maranhão e Rio Grande do Sul, por ocasião dos movimentos revolucionários que venceu, e vice-presidente da província de São Paulo. Ministro da Guerra e presidente do Conselho por três vezes na segunda metade do século XIX (1855-1857, 1861-1862 e 1875-1878), procurou modernizar os regulamentos militares, substituindo as normas de origem colonial.

Na terceira vez em que ocupou a presidência do Conselho apaziguou os conservadores, divididos no que dizia respeito à questão da escravatura, encerrou o conflito entre o Estado e os bispos ("questão religiosa") e iniciou o aperfeiçoamento do sistema eleitoral. Em reconhecimento aos seus serviços, o Imperador Pedro II agraciou-o, sucessivamente, com os títulos de Barão, Conde, Marquês e Duque de Caxias.
Faleceu em 7 de maio de 1880, na Fazenda Santa Mônica, Desengano (hoje Juparanã, Rio de Janeiro), e os seus restos mortais, bem como os da sua família, repousam no Panteão Duque de Caxias.

Para culto de sua memória, o governo federal proclamou-o, em 1962, "patrono do Exército brasileiro". O dia do seu nascimento, 25 de agosto, é considerado o Dia do Soldado. Seu nome está inscrito no "Livro dos Heróis da Pátria".
Os cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras prestam o seguinte juramento durante a cerimônia de graduação: "Recebo o sabre de Caxias como o próprio símbolo da Honra Militar!"

A semana de 19 a 25 de agosto de 1949 era de festa nacional em todo o território brasileiro. No então Distrito Federal as comemorações se sucediam com grande pompa e o presidente da República, general Eurico Gaspar Dutra, emprestava mais importância ao cortejo que conduzia as urnas funerárias do homenageado e da duquesa de Caxias para o seu destino final - o panteão à frente do ministério da Guerra, palco central das festividades. A semana se encerra e fixa na população a imagem de um general extremamente disciplinado, rigoroso e "avesso à política". O segundo sepultamento de Caxias contraria a vontade do "duque-homem" mas ergue o herói sem sombras, que sempre se distinguiu pelo mérito e que nunca teve dúvidas ou conflitos: "o duque-monumento".

Luís Alves de Lima e Silva morreu em 1880 e só em 1923 passou a ser cultuado oficialmente. Nesse intervalo, Caxias ficou praticamente esquecido pelo Exército, lembrado apenas de maneira episódica, como no centenário do seu nascimento. Somente em 1923, portanto, o ministro da Guerra introduz oficialmente o "culto a Caxias" e, em 1925, o Exército oficializa a data do nascimento do Duque de Caxias como "Dia do Soldado".

O culto do Exército brasileiro a Caxias era parte de um processo que levaria à opção por esse personagem como tipo ideal do soldado brasileiro. A imagem de Caxias funcionaria como um antídoto à indisciplina e à politização militar. Nos anos 1920, o Exército vivia momentos de ameaças por revoltas internas e divergências políticas: "Caxias era um símbolo mais conservador que o liberal Osório, e estava claramente ligado a valores como legalidade e disciplina.".

Homenagens

- O Duque de Caxias já foi retratado como personagem na televisão, interpretado por Sérgio Britto na minissérie Chiquinha Gonzaga (1999) e Nelson Diniz na minissérie A Casa das Sete Mulheres (2003).

- Também teve sua efígie impressa nas notas de Cr$ 2 (dois cruzeiros) e nas de Cr$ 100,00 (cem cruzeiros) de 1981.

- Há no Centro da cidade de Niterói a rua Marquês de Caxias em sua homenagem.
- Em sua homenagem o Palácio Duque de Caxias na Cidade do Rio de Janeiro, antiga sede do Ministério do Exército, atual sede do Comando Militar do Leste.
- Em frente ao Palácio Duque de Caxias há o Panteão Duque de Caxias, com uma estátua eqüestre (a cavalo) do patrono do Exército, monumento onde estão sepultados seus restos mortais e de sua esposa.

Títulos nobiliárquicos

Barão por decreto de 18 de julho de 1841;
Visconde por decreto de 15 de agosto de 1843;
Conde por decreto de 25 de março de 1845;
Marquês por decreto de 20 de junho de 1852;
Duque por decreto de 23 de março de 1869.

Títulos agremiativos

Membro honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro;
Presidente de Honra do Institut D'Afrique;
Sócio honorário do Instituto Politécnico do Brasileiro;
Sócio efetivo da Sociedade dos veteranos da Independência da Bahia;
Sócio honorário do Instituto Literário Luisense.

Condecorações

Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro;
Medalha de Ouro da Independência;
Comendador da Ordem de São Bento de Avis;
Cavaleiro da Imperial Ordem da Rosa;
Grã-cruz da Ordem Militar de Avis;
Medalha de Ouro da Campanha do Uruguai;
Grã-cruz efetivo da Imperial Ordem da Rosa;
Medalha de Ouro Comemorativa da Rendição de Uruguaiana;
Grã-cruz da Imperial Ordem do Cruzeiro;
Grã-cruz da Imperial Ordem de D. Pedro I;
Medalha do Mérito Militar;
Medalha Comemorativa do término da Guerra do Paraguai.

Campanhas pacificadoras

Primeiro reinado

Guerra da Cisplatina - 1825

Período regencial

Balaiada (Maranhão/Piauí) - 1841
Revolução Liberal em São Paulo - 1842
Revolução Liberal em Minas Gerais - 1842

Segundo Reinado

Revolução Farroupilha - 1835 a 1845

Construções de cidades

Duque de Caxias, junto com Domingos José de Almeida, foi responsável pela reformulação do povoado de Santana do Uruguai, e a posterior demarcação das divisas e dos traçados belos e uniformes que após tornou-se a cidade de Uruguaiana.

Duque de Caxias - Patrono do Exército Brasileiro

Em 25 de agosto de 1923, a data de seu aniversario natalício passou a ser considerada como o Dia do Soldado do Exército Brasileiro, instituição que o forjou e de cujo seio emergiu como um dos maiores brasileiros de todos os tempos.Ele prestou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como político e administrador público de contingência e, inegualados, como soldado de vocação e de tradição familiar, a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do Brasil Império.

O Decreto do Governo Federal de 13 de março de 1962 imortalizou nome do invicto Duque de Caxias como o Patrono do Exército Brasileiro.

Duque de Caxias abdicou de suas honras pós morte, em seu testamento.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo