DIA DO PINTOR - 05 DE MAIO

.
Os artistas e pintores na Antigüidade, não tinham que se preocupar com sua manutenção nem de sua família, porque eram mantidos nos palácios para executar os projetos dos nobres que os sustentavam. Com isso, é claro, a criatividade do gênio explodia em obras inimagináveis, hoje disputadas pelas grandes fortunas em sofisticados leilões de arte e depois doadas aos acervos dos muses de vários países.


Na atualidade, a situação é bem diferente em todo mundo. Com a evolução da sociedade os pintores passaram a freqüentar os cursos regulares para terem uma formação clássica também. No Brasil, a profissão de pintor ainda não é regulamentada, por isto, os interessados procuram os cursos técnicos regulares para dar suporte à carreira. Com eles, saem preparados para desenvolver uma produção artística própria. Esses artistas, agora profissionais, expõem e vendem suas obras em galerias, mostras coletivas ou individuais.

Para os pintores, o mercado industrial e editorial também tem sido uma boa área, onde criam estampas industriais e fazem as ilustrações para anúncios publicitários, revistas, jornais ou mesmo para a TV, através da animação por computação gráfica. Neste último caso há necessidade de bons conhecimentos de informática.

Quem faz graduação, torna o caminho profissional mais fácil, pois, aliando a habilidade ao conhecimento, vai dominar algumas linguagens artísticas e diversificar seu trabalho, tendo maiores condições de se projetar e participar nesse mundo tão competitivo e veloz dos tempos de hoje.

Novas perspectivas podem surgir se o pintor utilizar as novidades tecnológicas e aplicá-las à sua prática. Como fez o inglês Hockney, que recorreu ao computador e à xerox para criar uma obra original, inspirada no cubismo de Picasso, onde divulgou sua arte e recebeu pelos dois novos produtos promovidos.

A licenciatura em educação artística é outra opção que forma professores para os ensinos fundamental e médio. Atuar também, com monitoria em museus, centros culturais do governo ou da iniciativa privada.


Não poderíamos deixar de lembrar, neste dia de homenagem ao pintor, daqueles pintores mais simples, que se contentam em utilizar as técnicas rudimentares e tradicionais da pintura para embelezar nossos lares, lojas comerciais e as fachadas das residências.


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.


.
Topo