DIA DA EUROPA - 09 DE MAIO - UNIÃO EUROPÉIA

Celebrada anualmente no continente europeu, o Dia da Europa ou dia da União Européia é uma data comemorativa.

A data escolhida refere-se ao 09 de Maio de 1950, em que o estadista francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a Declaração Schuman e é considerada o embrião da atual União Européia.

Os festejos e atividades deste dia, proporcionam uma oportunidade de aproximação dos cidadãos europeus ao conceito de europa unida e dos povos da União entre si.

Vários países festejam esta data no dia 09 de maio, sendo feriado para todos os países europeus, exceto Portugal.

Os símbolos europeus

O Dia da Europa, inicialmente dirigido à comunidade escolar, é hoje um dos símbolos da União Europeia e constitui uma oportunidade para desenvolver atividades e festejos que aproximam a Europa dos cidadãos. Considerados de grande importância para a identidade europeia, os principais símbolos europeus são: a bandeira, o hino, o lema, a moeda e o Dia da Europa.

O dia 09 de Maio

No dia 09 de Maio de 1950, Robert Schuman, o então ministro francês dos Negócios Estrangeiros, apresentou no Salon de l'Horloge do Quai d'Orsay em Paris, uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Tal proposta, conhecida como "Declaração Schuman", baseada numa ideia originalmente lançada por Jean Monnet, trazia consigo valores de paz, solidariedade, desenvolvimento econômico e social e equilíbrio ambiental e regional e incluía a criação de uma instituição europeia supranacional, incumbida de gerir as matérias-primas que nessa altura constituiam a base do poderio militar: o carvão e o aço.

Considerando que a data foi o marco inicial da União Europeia, os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão em 1985, decidiram consagrar o dia 09 de Maio como "Dia da Europa".