MICHAEL SCHUMACHER - MAIOR CAMPEÃO DE TODOS OS TEMPOS

.
O maior campeão de Fórmula 1 de todos os tempos é, sem dúvida, Michael Schumacher. Nasceu em 3 de janeiro de 1969, na cidade de Hürth-Hermülheim, e começou a andar de kart ainda aos quatro anos de idade, no kartódromo da cidade de Kerpen, que tinha como administrador seu pai.

Michael Schumacher

Antes de chegar à Fórmula 1, disputou muitos campeonatos, tendo ganhado em 1988 a Fórmula König e a Fórmula 3 Alemã, em 1990. Estreou na Fórmula 1 em 1991, no GP da Bélgica, pilotando uma Jordan. Já em 1992, correndo pela Benetton, terminou a temporada em 3º lugar, atrás somente dos dois pilotos da Williams, Nigel Mansell e Ricardo Patrese, e à frente de Ayrton Senna por três pontos. Schumacher também foi um dos protagonistas na temporada seguinte, tendo ficado entre os quatro melhores do campeonato, mostrando ao mundo que o título seria questão de tempo. E ele veio em 1994, no GP da Austrália, em Adelaide, com a diferença de apenas 1 ponto para o piloto inglês, Damon Hill, da Williams. O título é contestado por muitos já que Schumacher praticamente jogou sua Benetton para cima da Williams de Damon Hill, causando assim o inevitável choque, prejudicando o inglês.

Todo o mundo viu neste mesmo ano, um dos maiores pilotos da Fórmula 1 sofrer um grave acidente e perder a vida durante a prova de San Marino. Schumacher estava em 2º lugar quando viu a Williams de Ayrton Senna ir em direção ao muro Tamborello. Em 1995, a briga pelo título ficou novamente entre o inglês e o alemão, e pela segunda vez, Michael Schumacher era campeão mundial.

Após 2 títulos pela equipe Benetton, Schumacher foi contratado pela Scuderia Ferrari, que na época vivia um bom tempo sem títulos. E somente em 1996 que Damon Hill conseguiu conquistar o campeonato, tendo Schumacher terminado em 3º lugar.

Schumacher voltou a praticar o “jogo sujo” em 1997, na decisão do campeonato contra o canadense Jacques Villeneuve, da Williams, o que causou uma penalização ao piloto alemão. Michael Schumacher e Ferrari escreveriam juntos uma das maiores hegemonias da Fórmula 1, entretanto, ainda esse tempo não havia chegado, e o alemão e toda a torcida italiana viram o finlandês Mika Hakkinen, da Mclaren ser bicampeão em 1998 e 1999. Neste último ano, Schumacher sofreu seu mais grave acidente na categoria, ficando, pela primeira vez desde que ganhou seu 1º título mundial, de fora da briga pelo título.

Ano 2000. Início de século. Início da hegemonia Schumacher-Ferrari. O piloto alemão conquistou e derrubou todos os recordes da categoria, entre eles e principalmente, o número de títulos de Juan Manuel Fangio, além também do número de pole positions, que pertencia a Ayrton Senna. Schumacher-Ferrari conquistaram os títulos de 2000 a 2004 com extrema soberania. Contudo, mesmo com tamanha superioridade, Schumacher precisou da “ajuda” de seu companheiro de equipe para vencer o GP da Áustria de 2002 e 2003. Mas tal “ajuda” não passou sem agradecimento. A retribuição veio no GP dos Estados Unidos em 2002, quando próximo de cruzar a linha de chegada Schumacher devolveu a vitória a Rubens Barrichello.


Nada parecia deter a máquina Schumacher-Ferrari. Foram 5 anos de pura hegemonia. Schumacher conquistou 5 títulos mundiais, a Ferrari 5 títulos de Construtores, mas a vida é feita de ciclos, e somente em 2005 que o ciclo de conquistas se encerrariam, com a era Alonso-Renault, ambos campeões das temporadas 2005 e 2006. Neste último ano, após vencer o GP da Itália, Schumacher anunciou que se aposentaria da categoria. Fez sua despedia no GP Brasil com uma belíssima corrida que, após ter o pneu traseiro furado fez uma parada no box e ao voltar ultrapassou quase todos que estavam à sua frente.

De 2007 a 2009, Schumacher permaneceu como Consultor da Ferrari e para alegria de todos amantes da Fórmula 1, o rei das conquistas voltaria às pistas, mas para infelicidade dos italianos, Michael Schumacher não voltou para a escuderia italiana. Pilotando pela equipe Mercedes GP, o alemão marcou seu retorno, tendo embora conseguido resultados não muito expressivos, terminando a temporada de 2010 em 9º lugar.

Recordes de Schumacher: 7 títulos; 91 vitórias; 68 pole positions; 154 pódios; 1.441 pontos; 76 voltas rápidas; 23,947 quilômetros na liderança; 5,096 voltas na liderança; maior número de vitórias numa temporada, 13; o campeão mundial mais antecipadamente, 2002; recordista da maior diferença entre o campeão e o vice, 67 pontos. Se não bastassem todos estes recordes, o piloto alemão é o recordista de doação aos países atingidos pelo tsunami, na costa do Oceano Índico, em 2004.

Michael Schumacher é casado com Corinna e tem dois filhos, Gina Maria e Mick.

Fonte: Formula1.com/teams_and_drivers/drivers/7

 Ayrton Senna nos deu muitas alegrias em forma de vitórias
Jamais o esqueceremos - Saudades...

Ir para Biografias
.
Topo