GADDAFI (LÍBIA) - MUAMMAR AL-GADDAFI - PRESIDENTE DITADOR DA LÍBIA

.
Conhecido no mundo inteiro como Gaddafi, Muammar Abu Minyar AL-Gaddafi, há mais de 40 anos como presidente ditador da Líbia, nasceu em 7 de junho de 1942 e assumiu a chefia de estado da Líbia em 1969. Gaddafi é autor do Livro Verde, que é utilizado como Constituição no país.

Gaddafi é criador da União Árabe Socialista, um partido único. A Líbia sofre sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU desde 1992, quando o mundo descobriu suas relações com atividades terroristas. Na época, Gaddafi se recusou a entregar os suspeitos do atentado ao avião da empresa aérea Pan Am, quando a aeronave sobrevoava a região de Lockerbie, na Escócia.

De origem líbia, desde pequeno tinha contato com os comerciantes beduínos da região de Surt, iniciou os estudos numa escola de regime interno e rígida, sempre foi um grande aluno nas áreas da matemática, literatura e geografia. A partir dos 10 anos de idade, começou a expressar interesse pela política árabe do norte da África.

Aos 17 anos de idade, ingressou na carreira militar, na época do governo de Idris I, formou um grupo de oposição quando ainda cursava o primeiro ano do curso superior. Gaddafi era contra a postura de Idris I que permitia a entrada dos EUA na Líbia. Ainda na juventude, fez parte da Academia Militar de Benghazi e a Real Academia Militar, na Inglaterra.

Muammar Al-Gaddafi
Presidente ditador da Libia

Nos anos de 1960, era admirador do nacionalista egípcio Gamal Abdel Nasser, em 1969, passou a integrar as tropas revolucionárias lideradas por Al Magrabbi , tropas que tomaram o poder no país em 1° de setembro de 1969. Logo depois, Magrabbi deixou o poder que passou a ser ocupado por Gaddafi. A partir de então, Gaddafi afastou o deposto rei em exercício, Príncipe Ridah e o rei licenciado por motivos de saúde, Idris I.

Gaddafi também expulsou comunidades e bases militares dos EUA e da Inglaterra, além de comunidades judaicas. O seu Livro Verde foi lançado em 1970, no qual publicou e instituiu a sua filosofia política como alternativa ao socialismo vermelho e ao capitalismo norte-americano, aliando ideias ligadas ao islamismo. Em 1998, Gaddafi sofreu uma tentativa de golpe de estado e, mesmo sofrendo um tiro, conseguiu sobreviver.


Depois de sucessivas manifestações políticas e sociais nos países árabes e da vitória do povo na derrubada dos presidentes ditadores na Tunísia e no Egito, em fevereiro de 2011, Gaddafi passou a sofrer pressões e manifestações internas na Líbia exigindo a sua saída do poder. Causando a morte de mais de 500 civis no país, Gaddafi respondeu com a força, anunciando que só sairia morto do poder.

Fonte:biografiasyvidas.com/biografia/gaddafi

Ir para Biografias
.
Topo