DIA DO AGENTE DE VIAGENS - 24 DE ABRIL

.
O que é um agente de viagens?
É o profissional que comercializa serviços de turismo nacionais e internacionais.

O agente de viagens é o profissional que vende serviços de turismo, como excursões, pacotes e roteiros personalizados, que incluem hotelaria e transporte. Programa destinos, contrata empresas de transporte para traslado, acomodação em hotéis, aluguel de carro e programas de entretenimento, segundo o que deseja o cliente.


Também fazem parte de suas tarefas profissionais oferecer Informações sobre diárias e localização de hotéis, clima do lugar de destino, hábitos da população, orientações sobre moeda, câmbio e visto (no caso de viagens internacionais), e vários outros suportes para que o pacote de turismo ou a excursão desejada pelo cliente seja corretamente escolhido.

Quais as características necessárias para ser agente de viagens?

Para ser um bom agente de viagens é importante que o candidato tenha interesse por diferentes culturas e gosto por conhecer novos lugares, indicando a melhor opção ao cliente.

Além disso, é importante apresentar as seguintes características:

* Capacidade persuasiva
* Boa comunicação
* Dinamismo
* Simpatia
* Clareza
* Objetividade
* Organização
* Capacidade de lidar com o público
* Paciência


Qual a formação necessária para ser um agente de viagens?

Para atuar na profissão, não há exigências formais requeridas como uma escolaridade mínima. Porém, é desejável que o candidato tenha ao menos o ensino médio completo, noções de informática e curso técnico profissionalizante de agente de viagens.
O curso tem duração média de 250 horas e contempla os seguintes conteúdos: como operacionalizar roteiros de viagens, passeios e visitas, negociação de pacotes com terceiros, emissão de documentos, como voucher, passagens e formulários de reserva, administração de empresas de turismo, e estágio em agências de turismo com duração média de 100 horas.

Assim, o agente terá mais condições de indicar o melhor destino ao cliente, informando os pacotes que mais se encaixam na preferência do cliente. Para tal, bons conhecimentos de geografia, cultura geral e línguas estrangeiras são requisitos que podem fazer a diferença no momento da contratação do profissional.
Principais atividades

As atividades do agente de viagens se dividem, basicamente, em:

* Organizar excursões
* Negociar preços e condições com hotéis
* Contratar companhias transportadoras
* Agendar visitas a parques temáticos
* Emitir bilhetes aéreos
* Informar os clientes sobre rotas dos aviões, escalas, horários e tarifas, fazendo cálculo de milhagem
* Promover a venda de excursões e pacotes turísticos, montando roteiros personalizados
* Fazer a entrega de passagens, vouchers, seguros de saúde e tirar dúvidas

Comissões

O agente de viagens obtém a remuneração de seus serviços, geralmente, através de uma comissão calculada sobre o valor dos serviços que são contratados por seu intermédio. O percentual de comissão pode variar caso a caso, indo de 5% a 30% ou mais, conforme a natureza dos serviços prestados. Há também outras formas de remuneração em casos específicos, como um preço fixo para prestar assessoria a uma organização, ou por um pacote definido de serviços.
Áreas de atuação e especialidades


O agente de viagens pode atuar como autônomo ou em agências de viagens, uma forma mais comum e garantida de trabalho, com um salário fixo, além das bonificações por número de pacotes vendidos, conforme regras que variam de acordo com cada empresa em que atuar.

Com uma maior segmentação do setor, diversas agências de menor porte vêm surgindo, promovendo viagens para novos destinos, como para cidades do interior do Brasil, próximas de onde se localizam estas cidades e a preços promocionais. Assim, abre-se mais espaço para profissionais que desejam atuar na região em que residem e também permite que ele conheça mais o local de destino dos clientes, proporcionando uma boa qualidade no serviço.

Tanto nas agências grande a pequeno porte, o agente de turismo pode se especializar com a venda de pacotes:

* Internacionais: oferecendo informações para destinos norte-americanos, europeus e praias do Caribe e Oceania
* Nacionais: com viagens para praias do Nordeste, serras do Sul, Planalto Central, Pantanal e Amazônia
* Intercâmbio: Promovendo as opções de estudo segundo o que deseja o cliente para países reconhecidos por acolherem alunos estrangeiros, como Estados Unidos, Canadá e Austrália
* Excursões: Viagens programadas por grupos de estudantes ou até idosos para destinos do Brasil ou internacionais

Mercado de trabalho

Com a constante apreciação do real frente ao dólar, o mercado de trabalho para o agente de viagens encontra-se em expansão e é bastante promissor. Os destinos internacionais, com valor reduzido ao se comparar com anos anteriores, estão atraindo cada vez mais turistas que desejam conhecer outros países, a ponto de muitos pacotes se esgotarem meses antes da data da viagem. Assim, atualizar-se com relação a culturas estrangeiras e principais destinos de interesse pode ser um diferencial no momento da contratação, principalmente pelo aumento considerável de viagens para Estados Unidos e países da Europa.


Nesta esteira, o turismo brasileiro também ganhou novo fôlego, com a procura pelas tradicionais viagens às praias do Nordeste e também impulsionado pelo ecoturismo, que vem crescendo devido a maior busca pelo contato com a natureza em paraísos ecológicos, como os Lençóis Maranhenses, Pantanal e Amazônia. Países com vasta cobertura vegetal como o Brasil tendem a se destacar nesta área e assim, os agentes de viagens devem ficar atentos às informações sobre este tipo de viagem para melhor informar seus clientes quanto aos melhores locais, acomodações e preços.

Algumas curiosidades:

As viagens sempre foram muito importantes na formação da cultura humana. No século XV, as viagens no mundo ocidental ganharam grande impulso com as grandes navegações, que permitiram um intercâmbio muito grande entre culturas européias e as indo-americanas, contribuindo para a existência de culturas como a brasileira, por exemplo.

Mais recentemente, no século XIX, a idéia de turismo tinha se fixado com a chegada das linhas férreas, porém ainda havia problemas que colocavam em risco o desenvolvimento e a qualidade da atividade turística, como a pouca disponibilidade de horários, altas tarifas e acomodações de baixa qualidade.
Com isso, o inglês Thomas Cook, resolveu fretar um trem com tarifas reduzidas, o que aumentaria a demanda pela viagem. A partir dai, Cook criou as viagens em grupos, iniciando a primeira e maior agência de viagens de todos os tempos quando organizou o primeiro tour em larga escala, conduzindo 500 pessoas para Leicester, Reino Unido. Thomas Cook também foi o primeiro a usar campanhas publicitárias e de marketing para captar clientes.

A empresa de Cook se tornou uma das primeiras empresas internacionais a ganhar o reconhecimento e tornou acessível a viagem e o turismo a pessoas da classe trabalhadora e da classe média, padronizando-os e produzindo-os em massa e o turismo acabou assemelhando à produção em série.
Os negócios foram se ampliando e iniciaram- se as reservas em hotéis, restaurantes e em 1845, foi organizada uma excursão para o litoral de Liverpool que em uma semana venderam 350 passagens. A partir daí aumentaram os números de viagens à distância entre os locais, assim como a venda em grande quantidade. Algumas de suas idéias foram copiadas e ampliou-se o número de ofertas por outros operadores.


No caso brasileiro, durante muito tempo não se deu importância ao turismo, apesar do país possuir destinos cobiçados pelo mundo todo. Porém, a partir dos anos 80, o potencial turístico do país passou a ser mais notado e surgiram diversas empresas do setor, que perduram até hoje e promovem as melhores viagens nacionais com grande quantidade de pacotes. Com isso, o turismo está cada vez mais em alta e a profissão do agente de viagens é bastante interesse das pessoas em conhecer outros lugares e culturas diferentes.

Fonte:Brasilprofissões

.
Topo