Barn - Biunivoca - Braça - Blocos Lógicos - Binômio - Bissetriz - Baricentro - Matemática-significados

Barn:
Unidade de medida muito usada para descrever seções de choque (seções de choque é a área que mede a probabilidade de que uma colisão (interação) entre um feixe de partículas e outro feixe ocorra).

Símbolo: b

1 barn = 1 b = 10-28 m2 = 10-24 cm2

Biunívoca:
Relação de correspondência de um elemento para um único elemento. Exemplo, um quadrado de lado 2 possui uma única área que é igual a 4.

A função bijetora possui uma correspondência biunívoca.

Braça:
Unidade antiga medida, cujo comprimento equivale a 2,2 metros. Ainda hoje é utilizada por muitos trabalhadores rurais e pessoas do meio rural.

3000 braças = 1 légua = 6000 varas = 30000 palmos = 240000 polegadas = 660000 centímetros = 6600 metros = 6,6 km.

Blocos Lógicos:
Objetos que utilizados em atividades didáticas, para auxiliar na aprendizagem de crianças. É um conjunto de peças geométricas, coloridos e com formatos distintos (quadrados, retângulos, círculos, ...).

Binômio:
Soma algébrica (adição ou subtração) de dois monômios não semelhantes (partes literais diferentes).

Exemplos:

a) 4x - 3xy

b) x + 2

Bissetriz:
Semirreta que divide um ângulo em dois ângulos congruentes.

As bissetrizes internas de um triângulo interceptam-se num mesmo ponto que está à igual distância dos lados do triângulo. Este ponto é denominado incentro. Este incentro constitui o centro da circunferência inscrita no triângulo.

Baricentro:
Ponto de interseção das 3 medianas de um triângulo. Este ponto, divide cada mediana em duas partes tais que, a parte que contém o vértice é o dobro da outra.

Na Física, o centro de gravidade representa o baricentro de um corpo.

Origem:matematica.com (adaptado e revisado)