Vestibular - 30 dicas importantes para o vestibulando

.
1 -A função do oxigênio na cadeia respiratória é a de ser o receptor final.

2 - A teoria Lamarkista afirma que os seres vivos sofrem modificações adaptativas impostas em função das alterações ambientais independentemente do seu genótipo.

3 - Com base na teoria Sintética da Evoluções os seres possuem características herdadas geneticamente, que possibilitam a sua adaptação e reprodução nos meios diferentes.

4 - O meio e os antibióticos não impõem mutações, eles apenas fazem a SELEÇÃO NATURAL

5 - O saldo positivo de nitratos, representa o nitrogênio fixado na forma de nitratos. Os vegetais os vegetais absorvem nitratos através de suas raízes e, a partir deles, produzem compostos orgânicos nitrogenados, disponibilizando - os para os animais por meio da cadeia alimentar.

6 - As leguminosas são fontes alimentares ricas em proteínas e possuem bactérias fixadoras de nitrogênio em suas raízes.

7 - Nos alvéolos, podemos encontrar dois tipos de células epteliais que estão localizadas entre o sangue e o ar alveolar, são elas: célula pavimentosa simples e célula endotelial de revestimento capilar, essas células fazem parte da barreira hemato-aérea e diminuem a capacidade de absorção de oxigênio quando afetadas por enfizemas.Quando uma pessoa é afetada por enfizema, ela apresenta um grande número de macrófagos, estes são responsáveis pela fagocitose que consiste no englobamento do material particulado presente nos espaços aéreos alveoláres e na formação dos vacúolos de fagocitose.

8 - Quando os ribossomas estão isolados, não há síntese das cadeias polipeptídicas. O RNA mensageiro é necessário, pois transmite a mensagem genética para a síntese de polipeptídeos
9 - Os polipeptídeos são formados a partir do encadeamento dos aminoácidos. Os polirribossomas são constituídos de ribossomas ligados ao RNA mensageiro.

10 - A ovulogênese, ou gametogênese feminina, produzirá dois tipos de corpúsculos polares e um único óvulo. Desses corpúsculos polares, o 1º será haplóide, com 23 cromossomos duplicados e o 2º será também haplóide, com 23 cromossomos simples. Isto ocorre porque, na 1ª divisão meiótica há a separação dos cromossomos homólogos, enquanto na 2ª divisão separam-se as cromátides.

11 - As gemas apicais produzem o hormônio AIA (ácido indolilacético), que em concentrações elevadas inibe as gemas laterais, fenômeno conhecido como dominância apical. A remoção dos ápices caulinares (poda) elimina a dominância apical e estimula as gemas laterais a produzirem ramos.

12 - Uma função das raízes é absorver nutrientes minerais, entre eles os nitratos, essenciais para a síntese de compostos nitrogenados, como aminoácidos, proteínas, ácidos nucléicos e alguns hormônios.

13 - Habitualmente, a construção do conhecimento científico inicia-se com a identificação de um problema.

14 - Então são realizadas observações de determinados fatos. A partir daí, elaboram-se hipóteses para explicar o problema, que deverão ser testadas experimentalmente para a verificação da sua validade. Estas são as etapas de construção do conhecimento científico.

15 - A digestão de proteínas ingeridas por paramécios resultam em aminoácidos, matéria prima utilizadas para a construção de suas próprias proteínas.

16 - O RER, retículo endoplasmático rugoso é responsável, entre outras funções pela síntese de proteínas.

17 - A reação alérgica de uma pessoa decorre da ação de células especializadas denominadas mastócitos, que liberam a histamina, uma substância que provoca a dilatação dos vasos sangüíneos e as demais características da resposta alérgica.

18 - Genes recessivos são aqueles que só se manifestam quando em dose dupla.

19 - Os lêvedos, fungos microscópicos, são utilizados na produção de bebidas alcoólicas, no processo de fermentação.

20 - As leguminosas aumentam a fertilidade dos solos porque nas suas raízes existem bactéria nitrificantes que fixam o nitrogênio.

21 - A maior parte da digestão ocorre na 1ª porção do intestino delgado , o duodeno, onde atuam o suco pancreático, a bile e o suco entérico. Cabe ao intestino grosso apenas a absorção final de água e sais.

22 - Brióftas- dispersão por esporos e ausência de tecidos condutores.

23 - Gimnospermas- dispersão por sementes e presença de vasos condutores.

24 - Angiospermas- dispersão por frutos ou sementes e presença de vasos condutores.

25 - A fotossíntese e a quimiossíntese são processos que, na natureza, transformam gás carbônico em matéria orgânica. A devolução desse gás a atmosfera se dá através da respiração celular, da decomposição e da queima de combustíveis

26 - O mofo (fungo), tradicional decompositor de matérias orgânicas, ao se alimentar de pedaços de folhas (fragmentos de produtores), atua como consumidor primário. Já as formigas quando se alimentam dos fungos, passam a fazer o papel de consumidores secundários.

27 - Transcrição é o processo da síntese de RNA-m pelo DNA. Tradução é o processo de produção de proteínas nos ribossomos, sob o controle de um RNA-m e com a participação de moléculas de RNA-t. A duplicação do DNA ocorre em presença da enzima DNA polimerase, havendo a produção de duas moléculas de DNA idênticas, condição necessária à multiplicação celular.

28 - O cultivo de rizomas é o melhor método para a obtenção de clones de samambaias.

29 - Um vírus não se reproduz sem o auxílio de outro organismo e pode se cristalizar.

30 - Adquire-se a Taenia pela ingestão de carne de porco ou de boi cruas ou mal cozidas, contaminadas com "cisticercos". Para evitar o contágio, Os animais a serem consumidos, devem ser criados em condições de higiene adequadas, inspeção de carnes suínas e bovinas, não ingerir carnes contaminadas, de origem duvidosa mal cozida ou crua e saneamento básico.


Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.


.
Topo