Trigonometria
Considerada uma das áreas mais importantes da matemática, a Trigonometria possui diversas aplicações nos estudos relacionados à Física, Engenharia, Navegação Marítima e Aérea, Astronomia, Topografia, Cartografia, Agrimensura entre outras.
Os estudos iniciais sobre a trigonometria são associados ao grego Hiparco, que relacionou os lados e os ângulos de um triângulo retângulo e possivelmente construiu a primeira tabela de valores trigonométricos, por isso muitos o consideram o pai da trigonometria. Os estudos trigonométricos no triângulo são embasados em três relações fundamentais: seno, cosseno e tangente.
Não esqueça de anotar as 3 fórmulas abaixo:
São considerados notáveis, no triângulo, os ângulos de 30º, 45º e 60º - porque estão presentes em diversos cálculos - por isso seus valores trigonométricos correspondentes são organizados por uma tabela:
Seno cosseno tangente - trigonometria
Nas situações envolvendo outros ângulos, os valores trigonométricos podem ser obtidos através do uso de uma calculadora científica, que dispõe das teclas sin (seno), cos (cosseno) e tan (tangente). Outra opção seria dispor de uma tabela trigonométrica.
Veja:
Para o cálculo dos valores trigonométricos envolvendo ângulos obtusos utilizamos as seguintes definições:
sen x = sen (180º – x)
cos x = – cos (180º – x)
Exemplo:
- Obter o valor de seno de 120º e cosseno de 120º.
sen 120º = sen (180º – 120º) → sen 120º = sen 60º = 0,8660
cos 120º = – cos (180º – 120º) → cos 120º = – cos 60º = – 0,5000
Fonte: ccmm/UFRJ
Para receber atualizações das matérias:
Ir para Matemática (indice)