08 DE ABRIL - DIA DO CORREIO - 09 DE OUTUBRO DIA MUNDIAL DO CORREIO

.
O intercâmbio de recados, principalmente cartas, o ato de trocar informações através da escrita, para longas distâncias, data de muitos séculos.

Para marcar as comemorações da prática, o dia 08 de abril foi escolhido como o Dia do Correio e o dia 09 de outubro, o Dia Mundial do Correio.

Em 1931 foi instituída a atividade postal regular no Brasil com a criação dos Correios-Mores do Brasil. Antes, em 1929, já havia sido elaborado o Código Postal Universal que viria a legislar e apresentar soluções para os problemas postais modernos, o que deu início a uma nova era na história dos Correios. Em 1931, foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos.

O primeiro indício de um serviço organizado de difusão de documentos escritos surgiu em 2400 a.C. na civilização egípcia, onde os faraós difundiam seus decretos por todo o território através de mensageiros.

Criados pelos egípcios, os serviços postais foram aprimorados por vários povos, como os persas, gregos, chineses e romanos. Para resolver o problema das diferentes tarifas e dos vários sistemas postais presentes na Europa no fim da Idade Média, os ingleses inventaram o sistema de selos.

Quando o Brasil foi descoberto, o correio já existia, no entanto, o serviço postal regular só foi iniciado em 25 de janeiro de 1663. No ano de 1931, foi criado o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos) e o Correio Aéreo Militar, o que permitiu que as correspondências pudessem ser entregues aos mais remotos destinos.

ECT - Empresa de Correios e Telégrafos

O correio sempre foi um serviço fundamental na vida do homem, visto que a comunicação é uma necessidade básica do ser humano. Atualmente, com as mudanças geradas pela globalização e tecnologia, o mesmo perdeu um pouco sua força para os meios de comunicação eletrônicos, como o e-mail, por exemplo.

Nesse sentido, seu grande desafio hoje em dia talvez seja a atualização de seus serviços para poder corresponder às novas necessidades. Entretanto, não se pode negar a importância do correio, que é homenageado pelos bons serviços prestados ao longo de muitos anos.

.


Topo