EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM FRAÇÕES C/ RESOLUÇÕES ATIVIDADES EXERCÍCIOS IMAGENS E ESCRITA

Matemática - Expressões numéricas com frações c/ resoluções (gabarito)

Resoluções (gabarito)

1. Qual o valor da expressão abaixo?

A) 7/16

B) 13/24

C) 1/2

D) 21/24

2. Efetuadas as operações indicadas em

concluímos que o número encontrado

A) é menor do que 5.

B) está entre 2 e 3.

C) está entre 5 e 6.

D) é maior do que 6.

3. Determine o valor da expressão

A) 48/5

B) 96/5

C) 12/5

D) 24/5

4. Um certo número a é tal que

Então, o valor de a2 é

A) 36/25

B) 12/5

C) 5/12

D) 6

5. O resultado da expressão

em sua forma mais simples é

A) 6/37

B) 37/12

C) 27/4

D) 22/6

Soluções dos Exercícios

Exercício 1

Para resolver a expressão, vamos seguir as regras de ordem das operações. As regras valem também para expressões numéricas com frações.

Observe que primeiro calculamos a potência, em seguida a multiplicação de frações. Obtemos denominador 8 para ambas as frações, logo é só somar os numeradores e simplificar ao final.

Exercício 2

Seguindo a mesma “ideia” de resolução da questão anterior, mas com atenção ao parênteses.

Veja que desenvolvemos as operações dentro dos parênteses, depois a divisão de frações e “paramos” a resolução em “?”. Volte ao enunciado e observe as alternativas de resposta. Viu? Não precisamos terminar a “conta”.

Faça mentalmente:

228 dividido por 56 dá 4 “vírgula alguma coisa” (4,07…) que adicionado a 3 tem valor 7 “vírgula alguma coisa” :-) (7,07…) que já é maior do que 6, portanto a resposta correta é a alternativa D.

Exercício 3

Novamente, seguimos a ordem das operações.

Simples, não? Extraímos a raiz quadrada de 36/25 e depois aplicamos a divisão de frações.

Exercício 4

Há dois modos de resolver este problema. Veja logo abaixo.

1º modo: seguindo a ordem das operações passo a passo.

Agora que já sabemos o valor de a, temos que

a2 = a x a = 6/5 x 6/5 = 36/25.

2º modo: neste modo, vamos elevar ambos os lados da igualdade ao quadrado, já que o problema pede o valor de a2 e temos uma raiz quadrada.

Elevando ao quadrado ambos os lado da igualdade ao quadrado e simplificando o radical …

Temos que a2 = 36/25.

Exercício 5

Vamos simplificar a expressão.

Primeiro, calculamos o valor da multiplicação fora das chaves. Em seguida, calculamos a potência ao quadrado e extraímos o valor da raiz quadrada. Continuando, eliminamos os colchetes.

Nas chaves, aplicamos a divisão de frações. Ainda dentro da chaves, estamos simplificando os valores “na diagonal”, isto é, 22 e 2 são divisíveis por 2, e 9 e 3 são divisíveis por 3. Aplicamos a simplificação, pois temos uma multiplicação de frações.

Pronto! Chegamos a resposta final. Procuramos fazer passo a passo para um melhor entendimento da sua parte, mas procure resolver em uma folha de papel seguindo seu próprio raciocínio de forma contínua.

Feedburner
Você receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar a inscrição.