RAIOS ULTRAVIOLETA - QUÍMICA AMBIENTAL

A radiação solar possui ondas eletromagnéticas, com diversos comprimentos. Descobertas feitas pelo físico escocês, James Clerk Maxwell, o levou a realizar o primeiro experimento sobre elas e a formular equações. Foi ele o responsável, no século XIX, por agrupar todo o conhecimento que já se tinha sobre as ondas e a criar o espectro, cujo comprimento de onda vai do vermelho ao violeta.

O que são os raios ultravioleta - UV

É possível entender melhor o que são raios ultravioleta, observando o espectro eletromagnético. Os Raios ultravioleta correspondem a 5% da luz solar terrestre e representam uma parte do espectro. Nele, existe a variabilidade de comprimentos de ondas 10-24m, raios gama, até 107m. Isso corresponde a 10.000 km (ondas de rádio) e dentro desse espectro, encontra-se a radiação solar. À medida que o comprimento de onda diminui, maior é a energia, e capacidade de penetração de uma onda.


A radiação UV pode ser subdividida em UV próximo (comprimento de onda de 380 até 200 nm - mais próximo da luz visível), UV distante (de 200 até 10 nm) e UV extremo (de 1 a 31 nm).
No que se refere aos efeitos à saúde humana e ao meio ambiente, classifica-se como UVA (400 – 320 nm, também chamada de "luz negra" ou onda longa), UVB (320–280 nm, também chamada de onda média) e UVC (280 - 100 nm, também chamada de UV curta ou "germicida").

A maior parte da radiação UV emitida pelo sol é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Já a radiação UV-C é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.
As faixas de radiação não são exatas. Como exemplo, o UVA começa em torno de 410 nm e termina em 315 nm. O UVB começa em 330 nm e termina em 270 nm aproximadamente. Os picos das faixas estão em suas médias.
Seu efeito bactericida a torna utilizável em dispositivos que mantêm a assepsia de certos estabelecimentos.

Outro uso é a aceleração da polimerização de certos compostos. Também é utilizada para apagar dados escritos em uma memória eletrônica EPROM.
Muitas substâncias, quando expostas à radiação UV, se comportam de modo diferente de quando expostas à luz visível, tornando-se fluorescentes. Este fenômeno se dá pela excitação dos elétrons nos átomos e moléculas dessa substância ao absorver a energia da luz invisível. Ao retornar a seus níveis normais (níveis de energia), o excesso de energia é reemitido sob a forma de luz visível.

Benefícios dos Raios Ultravioleta (UV)

Em pequenas quantidades, a exposição aos raios ultravioleta é benéfica ao corpo humano. São responsáveis por estimular a vitamina D, que promove a absorção do cálcio (um mineral importante na formação dos ossos e dentes). Além de fortalecer o sistema imunológico, regula a pressão arterial, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas. É capaz de prevenir contra diabetes tipo 2, tipos de câncer (mama, próstata, pulmão e intestino) e agir como um antidrepressivo.

Malefícios dos Raios Ultravioletas

A superexposição aos raios ultravioletas causa muitos prejuízos ao ser humano. Além dele ser emitido pelo Sol, também é proveniente de lâmpadas e câmaras de bronzeamento. Portanto, é aconselhável entender o que os efeitos nocivos desses raios podem causar ao nosso corpo em qualquer época do ano.
Dependendo do comprimento de onda, a exposição à radiação ultravioleta, assim como outras radiações, pode trazer prejuízos aos olhos. Há efeitos que ocorrem a curto prazo e a longo prazo.

Algumas doenças ocasionadas pela exposição intensa aos raios UV:

Câncer de pele ao redor dos olhos (carcinoma das células basais) – Ocorre nas pálpebras, em sua maioria nas inferiores. O câncer pode ocorrer, também, em regiões próximas à sobrancelhas, nos cantos dos olhos e na face

Catarata - Ocorre no interior do olho. Ao adquirir a doença, a lente do olho perde sua transparência, causa da cegueira de muitos adultos idosos.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) – A doença afeta a parte do olho onde são vistos os detalhes (mácula). Pode ser úmida, que se desenvolve rapidamente e resulta na perda da visão; ou seca, que evolui de forma gradual, proporcionando uma visão central desfocada.

Fotoqueratite - Ocorre em ambientes capazes de refletir a luz solar, como: praias, piscinas, neve etc. A doença é temporária e melhora após alguns dias.

Câncer de pele
Carcinoma basocelular (não melanoma) – formada por células tumorais, apresenta um crescimento lento e demora para ser diagnosticado. Seus sintomas são alterações na pigmentação ou aparecimento de úlceras na pele. Eliminadas através de uma cirurgia.

Carcinoma espinocelular – câncer não maligno (não melanoma), surgem como pápulas ou lesões verrucosas. Tratamento através de cirurgia.

Melanoma cutâneo – é um câncer maligno que se origina nos melanócitos (responsáveis pela produção de melanina) e se espalha facilmente pelo corpo. Apresenta rápido crescimento e pode ser fatal se não diagnosticada cedo. Causado principalmente pela exposição excessiva ao sol, fatores genéticos e contato com agentes químicos cancerígenos é considerado um dores piores tipos de câncer de pele e difícil de ser tratado.

Estudos feitos pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que existem 5.930 casos de melanoma cutânio, entre 113.850 de câncer não melanoma, em 2010. Dados anteriores mostraram que em um ano, 1.296 pessoas morreram de câncer não melanoma e 1.303 pessoas morreram de melanoma.

Envelhecimento Precoce – A exposição aos raios solares ao longo do tempo tem a capacidade de deixar a pele cheia de imperfeições (rugas, manchas, etc,). Aproximadamente 90% dos problemas com a pele são derivados do sol. O raio UVA é o principal causador desse envelhecimento, por penetrar nas camadas mais profundas da pele.

Prevenção
A melhor forma de prevenção é ter cuidados com a exposição nas fases da infância e da adolescência. Pessoas com pele mais clara e com o histórico da doença na família devem procurar um dermatologista periodicamente. Sempre procure auxílio de um médico que irá te recomendar e mostrar os perigos da exposição intensa aos raios ultravioleta.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


Feedburner
Você receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar.


Topo