09/09/12

ELEIÇÕES - COMO FUNCIONAM EM OUTROS PAÍSES

Países democráticos, como o Brasil, convocam eleições gerais onde todos os cidadãos são obrigados a votar. No entanto, mesmo entre os países democráticos, existem diferenças quanto aos métodos de contagem de votos e sistema representativo (presidencialismo, parlamentarismo e monarquia).

Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente não é eleito através do voto direto, mas sim por um colégio eleitoral, formado pelos delegados estaduais, esses sim eleitos pelo povo. Cada estado é responsável por seu próprio código eleitoral, o que causa bastante confusão na apuração final dos votos.


Já o Canadá pratica o sistema parlamentarista, onde não há divisão de poderes (executivos, legislativo e judiciário) e o voto é dado pelo povo a um partido que irá escolher seus representantes.

A Inglaterra, diferentemente dos exemplos anteriores, é adepta da monarquia parlamentarista, onde o Parlamento governa sob orientação do Monarca, em beneficio da população. O Parlamento é formado pela Câmara dos Comuns (eleitos) e pela Câmara dos Lordes (indicados).

Em países totalitaristas ou ditatoriais, como já foi o Brasil durante o regime militar, a população não possui direito ao voto. Os governantes assumem o poder e reprimem quaisquer manifestações contrárias às suas idéias.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


Feedburner
Você receberá um e-mail - é só seguir o link e confirmar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Analytics