MAPA - CARTA GEOLÓGICA - ASPECTOS - ESCALA NUMÉRICA - EXERCÍCIOS

As cartas geológicas nos fornecem importantes indicações sobre a estrutura geológica do subsolo e por isso, torna-se um documento fundamental em muitas das atividades da nossa sociedade.

Entre outros aspectos, são muito úteis para:
- a prospecção e exploração de recursos energéticos;
- a prospecção e exploração de recursos minerais;
- a prospecção e exploração de águas subterrâneas;
- a selecção e caracterização de locais para a implantação de grandes obras de engenharia (barragens, pontes, etc.);
- estudos de caracterização e preservação do ambiente;
- estudos de previsão e de prevenção de fenómenos naturais, como, por exemplo, actividade sísmica e vulcânica;
- estudos científicos.

Podemos concluir, então, que trata-se de um instrumento de diversificadas informações, que que podem estar contidas numa carta temática de cariz geológico.

Assim, não são apenas os geólogos que recorrem a este tipo de carta; engenheiros civis, arquitectos, engenheiros agrónomos, pedólogos, geógrafos, entre outros profissionais, têm nas cartas geológicas a informação necessária para o seu domínio de intervenção.

As cartas geológicas e as cartas topográficas apresentam elementos informativos que são da máxima importância para uma correta leitura e interpretação. São eles:
- a legenda;
- a escala;
- a orientação;
- a identificação.

A legenda.
É a tradução, sob a forma escrita, da simbologia usada sobre a carta (seja informação sobre elementos topográficos, seja informação sobre elementos geológicos). Sem uma legenda clara e completa, é muito difícil, senão mesmo impossível, fazer uma boa leitura e correta interpretação de uma carta.

A escala
Traduz uma relação entre as distâncias medidas na carta e as correspondentes distâncias medidas sobre o terreno, isto é, as distâncias reais. A escala de uma carta pode ser representada de duas formas distintas.

Assim, podemos ter:
- a escala gráfica;
- a escala numérica.

A escala gráfica
é uma representação, sob a forma gráfica, da relação entre as distâncias reais e as distâncias na carta. Normalmente, desenha-se um segmento de recta, cujo comprimento (1 cm, 2 cm, 5 cm ou outro valor) equivale a uma distância determinada (500 m, l km, 5 km ou outro qualquer valor).

Na escala numérica, a relação entre as distâncias na carta e as distâncias reais são indicadas sob a forma de uma razão. Assim, se tivermos uma escala numérica onde: 1/25 000 (ou 1:25 000), esta relação quer dizer que 1 cm medido sobre a carta equivale a 25 000 cm no terreno, isto é, 1 cm equivale a 250 m no terreno.

- A Carta Geológica deve ser reproduzida sem perder a qualidade, pois, ao reduzir ou ampliar numa vulgar fotocopiadora, no caso de esta apresentar apenas escala numérica, será necessário determinar o valor da escala obtida. Caso a carta possua escala gráfica, a obtenção da nova escala é imediata, porque esta escala acompanha a ampliação ou redução a que a carta é sujeita, permanecendo igualmente válida no final. A orientação corresponde à representação, sobre a carta, da rosa-dos-ventos ou da direção do norte geográfico. Sem este elemento, quando nos encontramos no terreno, torna-se muito difícil, senão mesmo impossível, conseguirmo-nos orientar.

Atividades para sala de aula

Material: Cartas geológicas de diferentes regiões do País [em particular a que cobre a área de influência geográfica da escola] à escala 1/50 000 e Carta Geológica do país, à escala 1/500 000 e à escala 1/1 000 000.

1. Após localizar a área geográfica da escola:
a) identifique os tipos de rochas que aí ocorrem;
b) transcreva a designação que essa rocha assume na legenda da carta geológica;
c) a que menor distância (sobre a carta) se encontram rochas pertencentes a algum dos outros grupos?

2. Sobre a Carta Geológica do país, determine grandes áreas onde predominem:
a) rochas magmáticas;
b) rochas metamórficas;