DIA DO PUBLICITÁRIO - 01 DE FEVEREIRO

A publicidade possui várias atividades e o profissional pode trabalhar em diversas áreas:

Propaganda e Publicidade

Se trabalha no setor de Atendimento, é responsável por contatar o cliente e captar o que deseja da agência, transmitindo para as outras partes envolvidas no processo. No setor de Pesquisa e Planejamento, deve analisar a viabilidade do produto no mercado e o público a que se destina. Também elabora a campanha de acordo com o orçamento autorizado pelo cliente.

No setor de Criação, exerce sua criatividade para redigir os textos e slogans, além de criar as imagens que serão a marca dos anúncios. Já na parte de produção, é responsável por colocar em prática as idéias vindas da criação e dar forma final à campanha. Mas é no Setor de Mídia que a campanha sai do papel e passa a ser veiculada nos meios de comunicação escolhidos no planejamento.

Empresas públicas e privadas - Departamentos de Marketing

Os departamentos de marketing surgem como boas alternativas para publicitários que geralmente ocupam cargos na área de gerência de produto.

Com uma visão geral de todo o processo que envolve o lançamento de um produto no mercado, o gerente atua como elo de ligação entre a empresa, o produto e o público-alvo. Seu objetivo é adequar a capacidade de produção e comercialização da empresa às características do mercado.

Promoção de vendas

Nesta área, elabora estratégias para melhorar as vendas de um determinado produto que já existe no mercado. Pode criar campanhas promocionais, visando incrementar as vendas ou reposicionar o produto.

Publicitários também podem trabalhar como autônomos, realizando serviços para empresas ou lecionar em escolas que tenham cursos profissionalizantes na área de comunicação e em faculdades.

A profissão

A profissão foi regulamentada em 18 de junho de 1965 pela Lei no 4680 e para fiscalizar seu exercício foi criado o Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária - CONAR - em 1980.

Constituído por publicitários e profissionais de outras áreas, o CONAR é uma organização não-governamental que visa impedir a propaganda enganosa ou abusiva e promover a liberdade de expressão publicitária.

Recebe denúncias de consumidores que se sintam lesados de alguma forma por qualquer propaganda veiculada e as julga através de uma comissão de ética formada por conselheiros da entidade. Quando comprovada a procedência da denúcia, pode recomendar alteração do conteúdo do anúncio ou suspender sua veiculação.

Como se preparar

Para saber mais sobre os cursos de publicidade, é só acessar:
Associação Brasileira de Agências de Propaganda
Associação Brasileira de Propaganda
Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária
Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mais de 120 faculdades espalhadas pelo país oferecem o curso de Publicidade e Propaganda. Para atuar como publicitário, é necessário curso superior, preferencialmente em Comunicação Social, o único que oferece habilitação em Publicidade e Propaganda. Mas profissionais formados em Administração e Marketing também atuam na área.

O curso de Publicidade e Propaganda, com duração mínima de 4 anos, tem matérias específicas como Linguagem Publicitária, História da Publicidade no Brasil, Técnicas de Redação Publicitária, Criação Publicitária, Pesquisa de Mercado e Planejamento Publicitário e disciplinas da área de ciências humanas como Psicologia, Filosofia, Sociologia e Antropologia.

A área administrativa da publicidade, onde o aluno aprende a fazer estudos estatísticos, pesquisas de marketing e de veiculação e planilhas de custos, também é garantida pelo curso.

FeedBurner-Google