DIA DO ASTRONAUTA - 09 DE JANEIRO

Em 09 de janeiro, o Dia do Astronauta é comemorado no Brasil em homenagem à "Missão Centenário", realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em 2006 e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS). Pontes se tornou o primeiro brasileiro a ir ao espaço, após oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos).

A disputa entre Estados Unidos e União Soviética pela conquista do espaço foi grande e rendeu avanços científicos e tecnológicos. Mas quem saiu na frente foram os russos, com a viagem tripulada por Iuri Gagarin, que durou uma hora e 48 minutos e percorreu cerca de 40 mil quilômetros em volta da Terra. Os americanos conquistaram o espaço em 1962, com John Glenn. Hoje, centenas de pessoas já tiveram o privilégio de ir ao espaço, o que coloca em evidência o avanço do turismo espacial.

Mas o lançamento de foguetes na década de 60 não se restringiu aos americanos e russos, pois - embora pouco divulgado - o Brasil enviou o primeiro foguete ao espaço em 1965, o Nike-Apache, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal. O Centro já efetuou mais de dois mil lançamentos e atua como uma das estações rastreadoras dos foguetes Ariane, da Agência Espacial Européia (ESA). Em fevereiro de 1993, o primeiro satélite artificial brasileiro foi colocado em órbita, através do foguete norte-americano Pegasus, para coletar dados ambientais originados em território nacional.

Em entrevista concedida ao sítio da Agência Espacial Brasileira, Marcos Pontes diz que não existe uma escola brasileira para formação de astronautas porque a infraestrutura necessária para esse tipo de treinamento é muito complexa e cara, tornando a criação de tal escola economicamente não interessante ao Brasil. Mas o jovem que sonha em se tornar um deve ter, no mínimo, 25 anos e ter ensino superior.

Astronauta

Pontes dá ainda algumas dicas para quem deseja ser um bom astronauta. "Eu diria que saber conviver e participar construtivamente em um grupo é muito importante. Calma e preparação técnica também são necessárias. A vida no interior de uma espaçonave apresenta uma série de peculiaridades e, portanto, é preciso estar bem preparado", diz.

Significado

Astronauta ou cosmonauta é uma pessoa treinada para uma viagem espacial, seja para comandar, pilotar, servir como membro da tripulação de uma nave espacial ou desempenhando atividades extraveiculares. Portanto, considera-se um astronauta toda e qualquer pessoa que viaja no espaço, incluindo cientistas, políticos, jornalistas e turistas.

Você sabia?

Para dormir, os astronautas utilizam sacos de dormir, como os de acampamentos, presos à parede do ônibus espacial ou da Estação Espacial Internacional. Assim, eles não correm o risco de flutuarem e baterem em algum equipamento ou mesmo em outro tripulante. Como a cada 90 minutos os astronautas vêem um pôr-do-sol, eles são acordados por despertadores ou por músicas.

Os astronautas se alimentam normalmente, mas os alimentos precisam ser desidratados para que seu "prazo de validade" dure o tempo da missão. No espaço não há como jogar sal em cima da comida. Alguns desses alimentos podem ser ingeridos da forma natural, e outros, adicionando água quente.

O macacão laranja, usado por Pontes durante a decolagem e o retorno à Terra, pesa 32 kg. Já o branco, que custou US$ 20 milhões, usado para atividades fora do ônibus espacial (EVA) pesa 130 kg.

O macacão branco custou, possui dois rádios UHF, dois sistemas de oxigênio, sistemas de pressurização, de aquecimento, de refrigeração, de alarme, proteção contra radiação, contra micrometeoros, entre outros itens, como as ferramentas para a atividade fora da espaçonave, luzes (para o caso de estar fora do alcance do Sol) e um sistema de resgate para o caso de o astronauta se soltar da estrutura, para não se perder no espaço.

Cada tripulante tem um banheiro particular. Para sentar no vaso, eles precisam se fixar prendendo as pernas e os pés. Um sistema a vácuo aspira as fezes.

O primeiro ser vivo a ir ao espaço foi a cadela Laika, no Sputnik 2.

FeedBurner-Google