ANIVERSÁRIO DE MACAPÁ - 02 DE FEVEREIRO

Capital do estado do Amapá, antes de ser assim chamada, Macapá recebeu dois nomes: Foi batizada como Adelantado de Nueva Andaluzia em 1544 pelo então Rei da Espanha, Carlos V, recebendo mais tarde, na época de sua fundação, o nome de São José de Macapá.

O nome Macapá tem origem na língua tupi, sendo uma variação do termo "macapaba" que significa "lugar de muitos bacabas".

A cidade foi criada a partir de um destacamento militar criado em 1738. Vinte anos depois, no dia 4 de fevereiro, o governador do Grão-Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, fundava Macapá, habitada nos seus primórdios por casais de açorianos que lá aportaram.

Macapá - Fortaleza de São José do Macapá

O governador chegou com a missão de demarcar fronteiras na região Amazônica, através do Tratado de Madri, assinado em 1750, aproveitando para transformar o povoado em cidade. Em 1943, Macapá passou a ser capital do território do Amapá, o qual só ganharia status de estado em 1988.

Dados gerais de Macapá

Localização: 345 Km de Belém
Área: 6.407 Km2
Habitante: macapense
População residente: estimada - 2004: 326.466
Clima: quente
Economia: mineração, pesca, comércio e pecuária
Saúde: a cidade dispõe de 98 estabelecimentos de saúde, 64 prestando serviço ao SUS, e um total de 597 leitos hospitalares.
Educação: 100 escolas de ensino pré-escolar, 221 escolas de ensino fundamental e 36 de ensino médio em 2003. (Cidade@)

Macapá é a única capital brasileira cortada pela linha imaginária do Equador e para registrá-la, foi construído um monumento, chamado de Marco Zero, localizado a 5 Km do centro da cidade que contém um relógio de sol e um terraço para visitação.

Por estar posicionado estrategicamente entre os dois hemisférios, o marco permite ao visitante trocar de hemisfério a todo momento. O mesmo acontece no estádio de futebol conhecido como Zerão. O campo é demarcado pela linha do equador, fazendo com que os times joguem em hemisférios diferentes.

Marco Zero - Macapá

O Marco Zero também é considerado um excelente local para apreciar o fenômeno do "Equinócio" que acontece entre os dias 21 de março e 23 de setembro. Nesta época, os dias e as noites duram exatamente doze horas em qualquer lugar do planeta.

Macapá - Festas tradicionais

Boi Bumbá

Reza a lenda que uma mulher grávida tem o desejo de comer a carne do boi mais apreciado pelo patrão. Para atendê-lo, o marido mata o boi mas o patrão descobre e ordena que o animal seja devolvido vivo. O marido invoca os poderes do pajé que consegue ressuscitar o boi.

Uma das festas mais tradicionais da região, o Boi-bumbá leva pessoas de todas as idades a se fantasiarem para contar a história do boi que ressuscita após os feitiços de um pajé.

Boi Bumbá - Macapá

Festa de São Tiago

A festa acontece entre os dias 16 e 27 de julho em Masagão, a 35 Km de Macapá. Os moradores revivem vários episódios da guerra entre cristãos e muçulmanos até culminar com uma missa e com a ladainha de São Tiago agradecendo a vitória dos cristãos.

Importada por famílias portuguesas que chegaram a Macapá no século 18, a festa homenageia São Tiago que, segundo consta, foi um soldado que lutou contra o domínio dos mouros.

Marabaixo

Para dançar, os participantes formam um círculo ao som dos tambores. O ponto alto da festa é o Encontro dos Tambores, quando os grupos exibem mastros decorados com flores e uma bandeira do Espírito Santo.

Em homenagem ao Divino Espírito Santo, a festa de Marabaixo foi criada pelos escravos negros que participaram da construção da Fortaleza de São José, importante monumento militar do período colonial.

Todo ano seus descendentes, que vivem na chamada Vila de Curiaú, se reúnem para os festejos que começam na quaresma e duram vários meses.

FeedBurner-Google