DIA DO PEDREIRO - 13 DE DEZEMBRO

.
O pedreiro é um profissional contratado ou avulso. Ele atua nas áreas ligadas à construção civil de obras públicas ou privadas, executando alvenarias exteriores e interiores em casas e edifícios; edificando a estrutura de edifícios; revestindo maciços de alvenaria, de pedra, tijolo ou outros materiais, utilizando diversas argamassas.

O pedreiro profissional conhece a técnica da preparação de argamassas e a utilização dos instrumentos e máquinas apropriados, como: colher de pedreiro, pá, régua, fio de prumo, esquadro, betoneira etc.

A denominação pedreiro vem do latim petrarium, relativo às pedras. Trata-se do oficial que trabalha elevando paredes em pedras, tijolos ou outros materiais como o concreto na modernidade. O termo pedreiro-de-mão-cheia refere-se ao oficial que executava paredes de taipa-de-mão, ou de sebe (a casa de taipa), enchendo com as mãos nuas os trançados de pau a pique com o barro.

Origem

Ao aportarem no Brasil, junto com os primeiros colonizadores, os pedreiros trouxeram consigo um rol de técnicas construtivas fruto de um conhecimento acumulado durante séculos de e transmitidos de forma oral pelos mestres aos seus aprendizes (períodos Românico e Medieval). Suas técnicas acomodaram-se às realidades materiais, sociais e econômicas de cada região do imenso território.

A função básica dos pedreiros era realizar obras de alvenaria, fossem de tijolos ou de pedra. Entretanto, para realização dessas tarefas eles necessitavam ler uma planta, marcar a obra no terreno (geometria aplicada) e ter conhecimentos práticos de resistência dos materiais. Isto conferia ao pedreiro um privilégio sobre os demais oficiais, pois permitia uma visão antecipada do edifício.

Da mesma forma que os carpinteiros e marceneiros, os pedreiros estavam organizados em uma “confraria” (Confraria e Irmandade de São José), pelo menos desde a segunda metade do século XVII. Esta instituição seguia o modelo das organizações de ofícios medievais européias, embora adaptada à realidade colonial cheia de restrições, já que possuía uma vertente religiosa enquanto “irmandade” para subsistir.

Em Recife, havia uma igreja própria onde os pedreiros se reuniam e deliberavam sobre questões do ofício e problemas relacionados com a vida privada dos associados, como enterros, empréstimos ocasionais, etc. Para tanto, possuíam uma espécie de estatuto (ou “regimento”) escrito e democraticamente “confirmado” por voto secreto .

Pedreiro - desenho para colorir

Os pedreiros, ao se transformarem em Mestres de Obras, tornavam mais complexas suas funções e se assemelhavam aos arquitetos e engenheiros. Eram capazes de desenvolverem projetos (chamados de “riscos”), administrarem obras e realizarem fiscalizações, medições e diagnósticos construtivos no cargo de “Juízes de Ofício”.

Profissão em alta

A profissão de pedreiro está em alta, pois o mercado da construção civil vem crescendo mais e mais a cada dia. Porém ser um pedreiro profissional, requer esforço e dedicação da parte do candidato a vaga de pedreiro. Veja abaixo algumas dicas para ser um pedreiro profissional:

Ferramentas de trabalho

Ter boas ferramentas e acessórios que facilitam a produção do serviço, pois não adianta o profissional ser bom e as ferramentas serem péssimas.
Falar somente o necessário como o cliente
Falar com o cliente assuntos relacionados ao serviço, e nunca falar abobrinhas.
Aprender novas técnicas
Estudar e praticar novas técnicas de trabalho, assim também como conhecer lançamentos de materiais da construção civil.
Ser atencioso com o cliente
Ser atencioso com seu arquiteto, engenheiro ou cliente, porém não falar abobrinhas.
Enfim, para trabalhar como pedreiro profissional é necessário gostar da profissão que desempenha.

Capricho e responsabilidade

Ter responsabilidade na hora de preparar o material a ser utilizado, como massa de cimento, e ferragem da estrutura da casa.
Ser caprichoso no serviço que faz, pois nenhum cliente vai ficar satisfeito com um serviço mal feito
Planejamento na execução do serviço
Planejar com calma o serviço que vai executar, assim também como preparar com qualidade o material a ser usada em cada serviço.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo