DIA DO ÓPTICO - 13 DE DEZEMBRO - ÓPTICO OU ÓTICO? - FUNÇÕES

.
Para não confundir:

Ótico: Que pertence ou se refere ao ouvido ou à região auditiva. *(ver dicionário)

Óptico: Que se refere à óptica ou à vista. 2 Fisiol Relativo aos órgãos e à função da vista: Nervo óptico, quiasma óptico. sm 1 Aquele que é versado em óptica; opticista. 2 Fabricante de instrumentos de óptica. *(ver dicionário)

O Óptico é o profissional não-médico especialista da visão. Todos os seus equipamentos são de caráter observativo e direcionados à avaliação quantitativa e qualitativa do sentido visual, não fazendo uso de medicamentos ou métodos cirúrgicos.

O óptico busca oferecer o máximo de rendimento visual com a mínima fadiga, por métodos objetivos e subjetivos. O Técnico em Óptica assume postura de frente na óptica, no atendimento profissional qualificado a todos os usuários de auxílios ópticos.

Dia do optico - 13 de dezembro

O óptico-optometrista ocupa-se do exame do processo visual em seus aspectos funcionais e comportamentais, determinando e medindo cientificamente os defeitos de refração como: miopia, hipermetropia, astigmatismo, presbiopia, acomodação e motilidade dos olhos, prevenindo e corrigindo os transtornos da visão, prescrevendo e adaptando os meios ópticos compensatórios.

O óptico tem como princípio, acompanhar o cliente na adaptação dos auxílios ópticos (óculos ou lentes de contato) até o final e perfeita adaptação. Portanto, mesmo que não fosse por força de lei, o óptico já seria fundamental na orientação e indicação do melhor produto, analisando cada caso.

- O médico responsável pelo tratamento de problemas relacionados com os olhos é o Oftalmologista. O médico oftalmologista é capacitado para prescrever tratamento médico de todas as doenças oculares, correção para os problemas de visão e realizar cirurgias nos segmentos clínico e hospitalar, na rede pública ou privada.

Dependendo da sua especialização ele poderá também desenvolver seu trabalho em oftalmo-pediatria, plástica ocular, doenças das vias lacrimais e orbitrárias, estrabismo, cirurgia refrativa, oftalmo-acupuntura ou dedicar-se à área acadêmica e pesquisas.

É importante que o oftalmologista alerte sempre o seu paciente, para a prevenção e detecção precoce de determinadas doenças oculares ou até do organismo, que tratadas oportunamente garantirão menores ou nenhum prejuízo futuro. O médico oftalmologista atento, também poderá auxiliar o seu paciente quanto ao tratamento de outras patologias, quando necessário, como por exemplo problemas relacionados com hipertensão, indicando-lhe a procura de um endocrinologista ou clínico geral.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo