DIA DO NUMISMATA - 1 DE DEZEMBRO - Cédulas - Moedas - Medalhas - Numismática

A idéia de escolher uma data para Dia do Numismata, surgiu em uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira, realizada no dia 14 de junho de 1934. De posse desta idéia, diversas consultas foram feitas aos profissionais da área para se estipular a melhor data.

Definiu-se então o 1º de dezembro, por ser o dia em que, no ano de 1822 foi realizada a coroação de D. Pedro I como Imperador do Brasil.

Definição

Numismática é a prática de colecionar cédulas, moedas e medalhas, identificando, analisando a composição, catalogando pela cronologia, geografia, história, etc.

Por "moeda" entende-se o dinheiro que circula num país e que pode ser feito de papel, plástico, tecido ou metal. As moedas de metal, por seu lado, podem ser de ouro, prata, cobre, bronze, alumínio, etc.

Histórico

No princípio o sal servia como pagamento de trabalho e dele derivou a palavra "salário". O açúcar foi adotado em 1614 como dinheiro legal no Brasil, por determinação do governador Constantino Menelau. O ouro, a prata e o bronze foram escolhidos universalmente como referência de valor, chegando como tal aos nossos dias. As peças tinham formas como barras ou lingotes, anéis, brincos etc.

Numismática - Cédulas - Moedas - Medalhas

Aos poucos, a moeda tomou a forma de placa circular no Ocidente, enquanto no Oriente eram utilizadas outras formas, como as quadradas, poligonais, perfuradas, ou feitas de outros materiais, como a porcelana. As barras de cobre circularam na Mesopotâmia e no Egito. No decorrer da história surgiram vários tipos de moedas.

A numismática é importante porque se pode comparar o passado histórico da humanidade. Com as novas técnicas, pode-se analisar a composição química das moedas antigas para saber com exatidão como foram cunhadas.

Quando os governos perceberam os lucros que poderiam ser auferidos da moeda, tomaram para si o direito exclusivo de emissão. A moeda e a medalha têm sido não só símbolos nacionais, como também veículo de afirmação política, visto que, por meio delas, pode-se compreender o momento vivido pelo povo e pela nação.

A numismática no Brasil não é tão bem difundida como em outros paises. Ainda assim, possui vários grupos de colecionadores bem organizados, cursos e literatura sobre sua evolução no pais.

FeedBurner-Google