DIA DO ARQUITETO - 11 DE DEZEMBRO - O que faz o Arquiteto - O curso

.
O que faz um Arquiteto

Arquitetura de interiores - organizar o interior de um ambiente, definindo a distribuição dos objetos de acordo com a acústica, a ventilação, a iluminação e a estética;

comunicação visual - criar a identidade visual de empresas ou produtos, desenhando logotipos e embalagens;

desenho industrial - projetar objetos, móveis, eletrodomésticos, para serem produzidos em escala industrial;

paisagismo e ambiente - organizar espaços abertos, como jardins e parques, combinando as plantas para conseguir determinado efeito estético;

edificação e construção - projetar, acompanhar e coordenar a construção de casas e edifícios, opinando sobre o material a ser utilizado e no controle de prazos e custos;

luminotécnica - planejar a iluminação de grandes espaços, conforme a finalidade, uma exposição de quadros, por exemplo;

restauração de prédios - atuar na recuperação de casas e edifícios antigos, mantendo suas características originais;

urbanismo - planejar uma cidade ou bairro.

A Profissão

Um arquiteto é o profissional que está a frente da construção ou da reforma de edifícios e que, ao esboçar uma planta, preocupa-se não só em determinar os materiais a serem usados, mas também com o espaço disponível.

Para o arquiteto, levar em conta a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação é tão importante quanto o cálculo da obra. Em relação a ambientes externos, ele pode planejar e organizar o crescimento de cidades e bairros.

Um clássico exemplo é Brasília, que foi projetada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Outro exemplo é a cidade de Belo Horizonte, projetada em 1893 por engenheiros e arquitetos da Comissão Construtora e finalizada em 1895.

O Curso de Arquitetura

Os cursos de arquitetura espalhados pelas universidades do país combinam, invariavelmente, em sua grade curricular, matérias de Humanas com as da área de Exatas.

As disciplinas oferecidas alternam aulas de cálculo, de desenho técnico, de história da arte e computação gráfica. O objetivo é estimular a criatividade, sem perder de vista a objetividade e precisão exigidas pela profissão de arquiteto.

A criatividade conta muito na hora de confeccionar projetos e maquetes nas aulas práticas, que costumam ser ministradas com mais freqüência a partir do segundo semestre da faculdade. O primeiro semestre é praticamente teórico.

Quem optar por seguir a carreira de arquiteto vai enfrentar em sua fase de estudos, uma bateria de cálculos.

Arquitetura parece ser uma das poucas profissões que une razão e sensibilidade, pensamento lógico e senso artístico. O curso tem duração média de cinco anos e o estágio é obrigatório.

Para receber atualizações das matérias:
Digite seu e-mail:


FeedBurner-Google
Você receberá um e-mail de confirmação, é só seguir o link e confirmar.

Topo