DIA DA ASTRONOMIA - 02 DE DEZEMBRO - ASTRÔNOMOS - HOMENAGEM - CURSOS

Se pesquisamos sobre os grandes cientistas e inventores na história da humanidade, vamos descobrir que muitos deles foram astrônomos, que estenderam seu olhar para fora da Terra e tanto colaboraram para a evolução global do conhecimento. Idéias como as dos filósofos gregos (e astrônomos) Hiparco e Ptolomeu, de que a Terra era o centro do Universo, com planetas e estrelas girando em torno dela, perduraram por 14 séculos, até que Nicolau Copérnico, chamado pai da Astronomia Moderna, juntamente com Galileu Galilei as revolucionaram.

Galileu Galilei, nascido na Itália em 1564, considerado um dos maiores cientistas de todos os tempos, passou da medicina à matemática e à astronomia. Autor de vários estudos e experimentos sobre a queda dos corpos, foi dele a teoria de que todos os objetos, pesados ou leves, vão ao chão com a mesma velocidade. Podemos imaginar a importância da contribuição de tal pessoa para quem viria depois. Foi Galileu quem aperfeiçoou o telescópio de refração e com ele descobriu quatro luas do planeta Júpiter, no ano de 1610. E depois de tantas procuras e descobertas, por ter apoiado a teoria de Nicolau Copérnico, de que o Sol, e não a Terra, era o centro do nosso sistema planetário, Galileu foi condenado pela Inquisição (o tribunal medieval criado pela igreja católica romana que perseguia, punia e condenava à morte as pessoas por aquilo que considerava como heresia).

Um outro astrônomo e matemático, Johannes Kepler, contemporâneo de Galileu Galilei, conquistou muita inimizade por ter apoiado a teoria heliocêntrica de Copérnico (o Sol no centro e todos os planetas a sua volta), teoria que seria mais tarde reforçada por suas tabelas de cálculos sobre as posições de planetas e sobre eclipses. Utilizou um telescópio dado por Galileu para observar os satélites de Júpiter e foi grande a sua contribuição para a ótica.

O Dia da Astronomia

O dia 2 de dezembro, data de nascimento do imperador do Brasil, Pedro II, foi escolhido dia da Astronomia em sua homenagem, pois ele era astrônomo amador. A sociedade Brasileira de Astronomia, fundada em 1947, indicou a data e também conferiu a Pedro II, um grande incentivador da ciência astronômica, o título de patrono da Astronomia Brasileira.

Ciência que lida com a origem, evolução, composição, distância e movimentação dos corpos e matérias dispersos no universo, a Astronomia é muito antiga e existe desde as primeiras civilizações registradas. Desde 2000 a.C, os chineses já possuíam escolas de Astrologia, em muito contribuindo para a evolução de sua Astronomia. Também os gregos, os egípcios, os muçulmanos, em épocas de poucos instrumentos, e de observação a olho nu, já utilizavam essa ciência.

No mundo de hoje, o que se pesquisa e comprova é saudado como contribuição para a humanidade, mas houve um tempo em que os homens eram condenados a morrer por causa de suas teorias. Entre esses, estavam alguns importantes astrônomos.

Onde estudar Astronomia

O curso de Astronomia em nível de graduação no Brasil, tem duração média de 5 anos e é ministrado apenas na Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, parte na Ilha do Fundão e parte no Observatório do Valongo, que fica no bairro da Saúde, perto da Central do Brasil.

O Observatório (http://acd.ufrj.br/ov/obsvalongo) existe desde o ano de 1921 e foi incorporado à UFRJ em 1968, passando a sede do Departamento de Astronomia. Junto com o Observatório Nacional, o Planetário da Cidade e o Museu de Astronomia, formam um importante pólo de Astronomia na cidade do Rio de Janeiro.

Outras instituições no país possuem Astronomia apenas como disciplina eletiva para outros cursos, ou Astronomia em nível de pós-graduação e doutorado.

Em www.astronomia-carj.com.br, site do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, você se informa sobre como receber as últimas publicações, fazer cursos e assistir palestras sobre Astronomia, também para amadores.

Existem inúmeros sites na Internet sobre Astronomia, que se consegue com uma simples busca sobre o assunto. O site www.geocities.com/CapeCanaveral/9355, uma rede de Astronomia Observacional, de astrônomos amadores ligados à Internet, oferece uma série de links recomendados.

(IBGE)

FeedBurner-Google